Cruzeiro precisa vencer o Democrata-SL para manter vivo o sonho da classificação às semifinais do Mineiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Embalado pelas vitórias consecutivas sobre Villa Nova (4 a 0) e Caldense (2 a 1), o Cruzeiro volta a campo neste sábado (4), às 16h30, para definir sua situação no Campeonato Mineiro. O adversário no duelo pela última rodada da primeira fase será o Democrata de Sete Lagoas, em jogo marcado para o estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.



Apesar da boa fase na reta final do Estadual, o Cruzeiro teve um início ruim que complicou a situação na tabela de classificação. A Raposa está na segunda colocação do Grupo C, com 11 pontos. A pontuação é a mesma do Tombense, à frente no critério de gols marcados: 13 contra 10.

Para avançar às semifinais, o Cruzeiro precisa vencer seu compromisso e torcer por um tropeço do Gavião-carcará diante do América, no Independência. Ainda que o adversário direto vença, o clube celeste poderá avançar se tiver maior saldo de gols - os dois times estão empatados nesse quesito, com quatro.

Uma outra alternativa seria terminar a primeira fase na segunda melhor posição geral. Hoje, o Athletic, vice-líder do Grupo A, com 12 pontos, é a equipe na segunda colocação com melhor campanha.




Por sua vez, o Democrata disputará a repescagem do rebaixamento no Mineiro. O Jacaré é dono da pior campanha da fase de grupos, com três pontos (três empates e quatro derrotas). A última rodada não tem grande valor para o time do interior.

Dugout


Mesmo assim, Kaiki afirmou que o Cruzeiro encara a partida como uma verdadeira final. O lateral-esquerdo destacou a concentração dos jogadores para conseguir alcançar o objetivo.

"Estamos preparando bastante durante a semana, treinando firme durante o dia a dia para que possamos ir bem no jogo. Estamos focados, vamos encarar como uma final, que é um jogo muito importante para nós, e espero sair com a vitória e, se Deus quiser, ir bem", disse em entrevista na Toca II.




Como chega o Cruzeiro


O técnico Paulo Pezzolano terá três desfalques: o zagueiro Neris, com lesão muscular na coxa direita; o volante Wallisson, com problemas pessoais; e o meio-campista Daniel Júnior, com dores no tornozelo esquerdo.
 

Nikão voltou a ser relacionado após se recuperar de um corte profundo na canela direita (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)



Sem Daniel, o treinador uruguaio deverá escalar Nikão entre os titulares. O camisa 10 da Raposa voltou a ser relacionado após dois jogos fora. Ele se recuperou de um corte profundo na canela direita sofrido no clássico contra o Atlético, pela 5ª rodada.

Outro que também deve aparecer é William, como possível substituto de Neris em uma mudança de esquema tático do 3-4-3 para o 4-3-3. O lateral-direito vinha cumprindo um cronograma de fortalecimento físico e equilíbrio muscular desde o jogo contra o América, pela segunda rodada.




Por fim, no meio-campo, as opções para o lugar de Wallisson são Mateus Vital, Ramiro, Filipe Machado e Matheus Jussa.. 

Como chega o Democrata-SL


O Democrata encerrou sua preparação para o jogo contra o Cruzeiro com um treino na manhã dessa sexta-feira (3). Diante da Raposa, o Jacaré terá a estreia do técnico Wallace Lemos, contratado para assumir a vaga de Paulinho Guará

"Somos nós agora, o que ficou para trás, ficou. E técnico não ganha jogo, eu confio na qualidade do grupo porque vi alguns jogos. Eu preciso de vocês", disse Lemos, em sua apresentação aos jogadores.

Dentro de campo, o time de Sete Lagoas não terá nenhum desfalque. A formação inicial poderá ser a mesma da derrota por 2 a 1 para o Athletic, na Arena do Jacaré, no último sábado (25/2). 



O reforço recém-chegado é o atacante Caíque, de 29 anos, que já saiu no BID e pode estrear. "O jogador foi indicado pelo técnico Wallace Lemos e já treinou com o grupo, nesta sexta-feira", escreveu o clube no Twitter.

CRUZEIRO X DEMOCRATA-SL


Cruzeiro


Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Reynaldo e Kaiki; Filipe Machado (Matheus Jussa), Neto Moura e Ian Luccas; Bruno Rodrigues, Nikão e Gilberto.
Técnico: Paulo Pezzolano.

Democrata-SL


Gustavo; Gustavo Luis, Gabriel, William e Filipe Souza; Leonardo, Juliano e Gustavo Ferreira; Vinícius, Rodney e Diogo Pereira. 



Técnico: Wallace Lemos. 

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES)
Data e horário: 4 de março de 2023 (sábado), às 16h30

Árbitro: Ronei Cândido Alves 
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Rodney Faria Lima
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Transmissão: Premiere