Cruzeiro tem mais chance de avançar no Mineiro que Tombense, diz UFMG
Mesmo na segunda posição do Grupo C, a Raposa possui probabilidade maior de disputar a semifinal do Estadual em comparação ao time de Tombos
Por Thiago Madureira
28/02/2023 09:48
- Atualizado em: 28/02/2023 10:36
Cruzeiro pode garantir a vaga na semifinal na última rodada (Foto: Staff Images / Cruzeiro)
Mesmo na segunda posição do Grupo C do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro tem mais chance de avançar à semifinal que o Tombense, líder da chave pelos critérios de desempate. De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, a Raposa tem 60,8% de probabilidade de se classificar à segunda fase da competição, enquanto o time de Tombos possui 40,9%.
Dugout
Na última rodada, a Raposa encara o Democrata-SL, time de pior campanha no Estadual, com três pontos em sete jogos. A partida será disputada no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espirito Santos. Já o Tombense enfrenta o América, no Independência. Todos os jogos da última rodada ocorrerão no sábado, às 16h30.
Ressalta-se que a equipe da Zona da Mata possui a mesma pontuação do time de Paulo Pezzolano (11), mas fica à frente pelo critério de gols marcados: 13 x 10.
Terceiro colocado do Grupo C, com 10 pontos, o Democrata-GV corre por fora e tem 14,8% de chance de ficar com uma vaga, segundo a UFMG. Na rodada derradeira, a Pantera duela contra o Atlético, no Mamudão, em Governador Valadares. Na lanterna, com seis pontos, mas com dois jogos a disputar, o Ipatinga tem probabilidade remota de garantir uma vaga na segunda fase: 4,1%.
A UFMG coloca o Athletic como favorito para ficar com a vaga do melhor segundo colocado geral. Na vice-liderança do Grupo A, com 12 pontos, o time de São João del-Rei tem 79,2% de probabilidade de disputar as semifinais. Na última rodada, o Esquadrão recebe o Ipatinga.