Avião de mecenas do Cruzeiro faz pouso de emergência em Brasília após pane
Aeronave Embraer Phenom 300 é utilizada pela rede Supermercados BH, do empresário Pedro Lourenço, um dos principais parceiros do Cruzeiro
Por João Victor Pena, Luiz Henrique Campos, Rafael Arruda
09/02/2023 22:44
- Atualizado em: 10/02/2023 13:26
O avião de Pedro Lourenço, dono do Supermercados BH e patrocinador do Cruzeiro, teve de fazer pouso forçado em Brasília após pane em uma das turbinas (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Dono da rede Supermercados BH e patrocinador do Cruzeiro, Pedro Lourenço passou por um momento de susto nesta quinta-feira (9/2). No início da tarde, a aeronave do empresário, que viajava de Belo Horizonte a Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, teve de fazer um pouso de emergência em Brasília.
Dugout
Segundo apurou o Superesportes, o avião Embraer Phenom 300, fabricado em 2013, sofreu danos em uma das turbinas devido a uma pane elétrica. Assim, por questões de segurança, o piloto solicitou a aterrissagem no Aeroporto de Brasília, em vez de descer em Unaí. O trajeto nesse trecho durou cerca de oito minutos.
Quando a aeronave aterrissou em Brasília, às 12h28, equipes especializadas em combate a incêndio já estavam no local. Contudo, não houve nenhum problema nesse sentido, e os ocupantes saíram sem ferimentos. Pedrinho viajava ao lado de sócios do BH e alguns familiares.
O avião pertence à Safra Leasing S/A Arrendamento Mercantil, porém é utilizado pelo Supermercados BH Comércio de Alimentos S/A. Ou seja, a empresa de Lourenço não é dona do veículo, e sim a responsável por sua operação, mantendo um contrato de aluguel com a companhia ligada ao Grupo Safra.
A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que informou não ter atendido a ocorrência. Segundo a corporação, o Aeroporto de Brasília, administrado pela Inframerica, possui serviço de extinção de incêndio. O Superesportes também procurou a empresa, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.
Empresários milionários que torcem pelo Cruzeiro
Pedro Lourenço, do Supermercados BH
Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Régis Campos, da construtora Emccamp
Foto: Reprodução/Cruzeiro
Eugênio Mattar, da Localiza
Foto: Alexandre Rezende/Nitro/Divulgação
Patrícia Costa e Thiago Costa, da Vilma Alimentos
Foto: Cláudio Cunha/Ascom Vilma Alimentos
Emílio Brandi, ex-proprietário da distribuidora de alimentos Nova Safra
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Paulo Henrique Pentagna Guimarães, do banco BS2 (antigo Bonsucesso)
Foto: VIPCOMM
Alexandre Poni, do supermercado Verdemar
Foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press
Pietro Sportelli, da Aethra
Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
Bruno Vicintin, ex-dirigente do Cruzeiro e vice-presidente da Rima Industrial
Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press
Vittorio Medioli, do Grupo Sada
Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Saulo Fróes, da Lokamig
Foto: Mari Lemos/Divulgação
Sandro Gonzalez, da Transpes
Foto: Cruzeiro/Divulgação
Aquiles Diniz, ex-sócio do Banco Inter
Foto: Arquivo pessoal
Relação de Pedro Lourenço com o Cruzeiro
Ao longo da última década, Pedro Lourenço atuou como o principal parceiro comercial do Cruzeiro e auxiliou na compra de direitos econômicos de atletas e no pagamento de dívidas e salários atrasados durante diversas gestões.
O Supermercados BH ocupou o espaço máster da camisa do clube entre 2020 e 2022, mas foi substituído nesta temporada pelo patrocínio da casa de apostas britânica Betfair.
No último ano, Pedrinho também desenvolveu uma grande amizade com o atual gestor do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno. O ex-atacante pentacampeão mundial é dono de 90% das ações da SAF celeste.