Jonathan Silva, Marcelo e Gabriel Silva podem ser opções para o Cruzeiro no mercado (Foto: Montagem com fotos de Vitor Silva/Botafogo e AFP PHOTO)
A reta final de 2022 e o início de ano mostrou, porém, que o jogador, que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, não está entre os preferidos do técnico Paulo Pezzolano. Ele está cedido ao Cruzeiro apenas até o meio desta temporada.
Opções de laterais-esquerdos livres no mercado
Gabriel Silva, 31 anos - Revelado pelo Palmeiras, Gabriel Silva ficou 12 anos na Europa. Desde que deixou o alviverde, defendeu camisas de Udinese, Novara, Carpi e Genoa, da Itália, Granada, da Espanha, e Saint-Étienne, da França, seu último clube.
Foto: AFP PHOTO
Aos 31 anos, o lateral-esquerdo está livre no mercado depois de rescindir seu contrato com o clube francês. No Saint-Étienne desde 2017, ele disputou 83 jogos e marcou dois gols. Sua última partida oficial foi em 7 de novembro de 2022, portanto há três meses.
Foto: AFP PHOTO
Jonathan Silva, 24 - Revelado pelo Botafogo, Jonathan Silva foi vendido ao Almería, da Espanha, em 2019, por cerca de R$ 4,5 milhões. No clube da região de Andaluzia, ele chegou a entrar em campo 22 vezes e fazer boa temporada 2019/2020, sob comando do ex-jogador Guti.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
Depois, no entanto, acabou emprestado a Las Palmas-ESP e Botafogo. Depois, rescindiu o contrato com o clube espanhol. Seu último jogo oficial foi em março de 2022, pelo clube carioca, durante a Série A do ano passado. Hoje, está livre no mercado.
Foto: Vitor Silva/Botafogo
Egídio, 36 anos - Velho conhecido do torcedor do Cruzeiro, Egídio está livre no mercado. Ele não renovou seu contrato com o Coritiba, clube que defendeu durante a Série A de 2022. No ano passado, com a camisa do Coxa, o lateral entrou em campo 34 vezes, marcou dois gols e deu três assistências.
Foto: Coritiba/Divulgação
Vale lembrar que Egídio é bicampeão brasileiro (2013 e 2014) e campeão da Copa do Brasil (2018) pelo Cruzeiro. Apesar disso, tem ação contra o clube na Justiça do Trabalho em que cobra cerca de R$ 5 milhões. Desde que deixou a Raposa, em 2019, também passou pelo Fluminense.
Foto: Coritiba/Divulgação
Nícolas Pasquini, 32 - No mercado sul-americano, o nome que surge livre é o de Nicolás Pasquini. Depois de oito temporadas no Lanús-ARG, ele foi emprestado ao Estudiantes, em 2021, e retornou ao clube que o formou no ano seguinte. Em 2022, foram 39 jogos e um gol.
Foto: AFP PHOTO
Pasquini tem no currículo troféus de Copa Sul-Americana e Campeonato Argentino, ambos conquistados com a camisa do Lanús, em 2013 e 2016, respectivamente. Sua última partida oficial foi em outubro de 2022.
Foto: AFP PHOTO
Marcelo, 34 anos - O nome mais badalado da lista é o de Marcelo, ídolo do Real Madrid e hoje jogador do Olympiacos. Aos 34 anos, ele tem contrato apenas até junho com o clube da Grécia e, de acordo com o UOL, não terá o vínculo renovado uma vez que não atendeu às expectativas.
Foto: AFP PHOTO
Na temporada 2022/23, Marcelo entrou em campo nove vezes e marcou três gols. Sua última partida foi em 11 de janeiro. Vale lembrar que o lateral-esquerdo tem ótima relação com Ronaldo, que é dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro.
Foto: AFP PHOTO