De 'cara nova' após a conquista da Série B do Brasileiro do ano passado, o Cruzeiro buscará, nesta temporada, encerrar o jejum de três anos sem o título do Campeonato Mineiro. E neste sábado (21), o clube celeste terá pela frente seu primeiro compromisso: visitará o Patrocinense, às 19h, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, pela 1ª rodada.
Para alcançar esse objetivo, o Cruzeiro passou por grande reformulação. Apesar da campanha vitoriosa na Segundona do ano passado, o clube celeste reconheceu a necessidade de um refino técnico no elenco. Foram 20 saídas de jogadores e 14 chegadas de novos atletas.
Desses reforços, apenas Gilberto ainda não está treinando com o elenco na Toca da Raposa II. O centroavante foi anunciado nessa sexta-feira (20) e é aguardado em Belo Horizonte no início da próxima semana.
Assim como aconteceu em 2022, a esperança do torcedor celeste é que o trabalho do técnico Paulo Pezzolano aponte para bons resultados desde o primeiro torneio do ano, mesmo com um time novo, recheado de incógnitas.
"Sem dúvidas que o Cruzeiro está muito mais forte do que no ano passado. Temos ano de trabalho, os jogadores já conhecem o nosso estilo e estão aumentando o nível. Mas o mais importante, que temos que ter na cabeça, é a reconstrução. E isso não vamos tirar da cabeça, não vamos falar uma coisa e fazer outra", avaliou Pezzolano.
O Cruzeiro está no Grupo C do Mineiro ao lado de Democrata-GV, Ipatinga e Tombense. Na fase classificatória, o clube estrelado enfrentará em turno único os outros oito participantes, que se dividem entre as chaves A (Athletic, Atlético, Pouso Alegre e Villa Nova) e B (América, Caldense, Democrata-SL e Patrocinense).
O regulamento do torneio prevê que o líder de cada grupo avance ao mata-mata. O outro classificado será o melhor segundo colocado. Semifinais e final serão definidas em partidas de ida e volta.
Time do Cruzeiro
Dentro de campo, a formação do Cruzeiro para a estreia é um mistério. Pezzolano optou por não fazer nenhum amistoso preparatório e também não deu pistas de quem deve mandar a campo.
No entanto, o comandante deverá fazer muitos testes diante do Patrocinense. Nesta sexta-feira (20), ele relacionou 10 dos 14 reforços anunciados, que já devem ganhar alguns minutos.
Dos contratados, apenas o goleiro Anderson, o volante Fernando Henrique, lesionados, e o lateral-direito William, em processo de reforço muscular, estão fora da estreia.
Remanescentes, o lateral-esquerdo Kaiki, o zagueiro Weverton e o atacante Stênio, convocados para representar a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano da categoria também serão ausências. Já o volante Filipe Machado se recupera de cirurgia no pulmão.
Time do Patrocinense
Após ser o time que mais perdeu na última edição do Mineiro, com sete derrotas, e sobreviver na elite por causa de uma vitória frente aos reservas da Raposa, o Patrocinense modificou todo o seu elenco para 2023. Agora, o técnico Thiago Oliveira trabalha com um plantel cheio: são 33 atletas à disposição.
No último domingo (15), o clube de Patrocínio encerrou a preparação para a disputa do torneio com um triunfo por 4 a 1 no jogo-treino contra o Capital-DF, em Brasília. Na oportunidade, 20 jogadores foram utilizados.
O Patrocinense terá força máxima frente ao Cruzeiro.
PATROCINENSE X CRUZEIRO
Patrocinense
Adilson; Emerson, Alan Ferreira, Léo Alves e Rafael Furlan; Lucas Hulk, Sabino, Daniel Costa e Gleisinho; Neto Costa e Leo Santos.
Técnico: Thiago Oliveira.
Cruzeiro
Rafael Cabral; Wesley Gasolina, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Marquinhos Cipriano; Neto Moura, Wallisson (Ramiro) e Mateus Vital; Wesley (Nikão), Bruno Rodrigues e Matheus Davó.
Técnico: Paulo Pezzolano.
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio
Data e horário: 21 de janeiro (sábado) de 2022, às 19h
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcyano da Silva Vicente (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)