Técnico do Cruzeiro, o uruguaio Paulo Pezzolano voltou a afirmar que o objetivo principal do time para a temporada 2023 é a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. A Raposa não disputava a Primeira Divisão desde 2019, quando foi rebaixada ao terminar o Brasileirão na 17ª posição. Em 2022, no primeiro ano de Pezzolano, o time celeste foi campeão da Série B e retornou à elite do futebol nacional.
Questionado nessa quinta-feira (19) sobre as ambições do Cruzeiro nesta temporada, Pezzolano foi direto. O treinador falou em "reconstrução" após três anos da Raposa na Série B e iniciou dizendo que no Campeonato Mineiro, por exemplo, o maior rival Atlético está em um nível acima.
"Sem dúvida o Cruzeiro está muito mais forte do que no ano passado. Tem um ano de trabalho, jogadores já conhecem o estilo, jogadores que estão subindo de nível. Mas aquilo que é mais importante, e não podemos tirar da cabeça, é a reconstrução, e isso não vamos tirar da cabeça. Não vou falar coisas que não são certas. Depois de brigar pelo título do Campeonato Mineiro, o que queremos? Queremos sair campeões de tudo", começou Pezzolano, em entrevista coletiva.
"Mas sabemos que temos uma equipe muito mais forte, mas economicamente hoje com jogadores em um nível muito mais forte que nós, que é o Atlético Mineiro, pronto, tem que assumir isso. Vamos brigar com eles, dar a cara e o máximo, sem dúvida, como fizemos no ano passado. Depois o campo manda, podemos ganhar? Sim, podemos ganhar. Mas não vai ser fácil", completou.
Em 2022, o Cruzeiro foi vice-campeão mineiro ao perder para o Atlético na final única por 3 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte. Pezzolano seguiu a resposta e chegou ao ponto que gostaria: a Série A do Brasileiro. O uruguaio disse que a Raposa merece brigar por títulos e citou também a Copa do Brasil, mas foi incisivo quanto às ambições no restante da temporada 2023.
"E depois, no Campeonato Brasileiro, o objetivo está claro: a permanência na Série A, que é o mais importante. Sei que é Cruzeiro, a história do Cruzeiro, merece ser campeão da Série A, merece ser campeão da Libertadores, merece ser campeão do Mineiro, merece sair campeão da Copa do Brasil, mas hoje é outra realidade. E temos que viver essa realidade. Não estou aqui para mentir para ninguém e não estou para falar coisas que não são certas", disse.
O Cruzeiro estreia em 2023 contra o Patrocinense fora de casa, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, às 19h30 deste sábado (21), pela primeira rodada da fase de grupos do Mineiro. Este ano, a Raposa ainda disputará Copa do Brasil - provavelmente a partir de abril, já que entra no torneio na terceira fase (16-avos de final) - e o próprio Brasileirão, que começa no mesmo mês.
Elenco do Cruzeiro em 2023
Promessa de luta
Por fim, Pezzolano pontuou que a equipe vai "dar a cara" contra qualquer adversário nesta temporada. O uruguaio também voltou a frisar que o objetivo da equipe em 2023 é a continuidade na Série A.
"E não estou também colocando uma desculpa antes. 'Ah, já tem uma desculpa', não, é a realidade. Mas aqui vai ter uma equipe que vai dar a cara sempre, contra o rival que seja, o campo que seja, e vai crescer sempre dentro de campo o escudo do Cruzeiro, essa grande torcida que tem, que merecer que a equipe dê o máximo até o último segundo de cada jogo. E o mais importante é a permanência na Série A, que é o objetivo mais claro", finalizou.
Saiba mais
- Torcedores do Cruzeiro montam time ideal para estreia no Mineiro
- Minas Arena cita dívida do Cruzeiro e fala em relação conturbada
- Cruzeiro: Gilberto 'curte entrevista' de Pezzolano e gera expectativa
- Pezzolano revela meta do Cruzeiro no Mineiro e cita favoritismo do Atlético
- Elenco do Cruzeiro em 2023