Alvo do Cruzeiro, centroavante Gilberto fez 100 gols nos últimos cinco anos
Goleador por onde passou, atacante pode chegar ao clube celeste neste início de temporada e reforçar a equipe comandada por Paulo Pezzolano
Por Túlio Kaizer
16/01/2023 07:00
- Atualizado em: 16/01/2023 08:42
Gilberto vem tendo bom desempenho no Al Wasl (Foto: Arquivo Pessoal)
O Cruzeiro negocia a contratação do centroavante Gilberto, de 33 anos. O experiente jogador de 33 anos tem contrato com o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, até o meio de 2023. A expectativa da diretoria celeste é ter o atacante já neste início de temporada. Nos últimos cinco anos, ele balançou as redes em 100 oportunidades (os números foram contabilizados pelo site oGol).
Como torcedores do Cruzeiro avaliaram os reforços
Mateus Vital, meio-campista - 2,1 mil menções positivas; 178 negativas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Wesley, atacante - 2 mil menções positivas; 148 negativas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Nikão, meio-campista - 2 mil menções positivas; 226 negativas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Wallisson, meio-campista - 1,9 mil menções positivas; 252 negativas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Ramiro, meio-campista - 1,9 mil menções positivas; 330 negativas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Reynaldo, zagueiro - 1,6 mil menções positivas; 514 negativas
Fernando Henrique, meio-campista - 1,4 menções positivas; 705 negativas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Matheus Davó, atacante - 1,2 mil menções positivas; 869 negativas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Anderson, goleiro - 1,1 mil menções positivas; 1 mil negativas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Igor Formiga, lateral-direito - 1,1 menções negativas; 912 positivas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Neris, zagueiro - 1,2 mil menções negativas; 805 positivas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Rafael Bilu - 1,3 mil menções negativas; 712 positivas
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Goleador por onde passou, Gilberto vive bom momento nas últimas temporadas. De 2018 para cá, são 100 gols marcados. Ele jogou por três equipes diferentes no período: Yeni Malatyaspor, da Turquia, Bahia e Al Wasl.
Em sua passagem pelo futebol turco, Gilberto não teve muito sucesso. Foram apenas 12 jogos, todos saindo do banco de reservas, e dois gols marcados. Em meados de 2018, ele deixou a equipe e foi para o Bahia, onde brilhou.
Com a camisa do Tricolor, Gilberto fez 189 jogos e marcou 83 gols: nove em 2018 (25 jogos, sendo 22 como titular); 29 em 2019 (58 jogos, sendo 48 como titular); 19 em 2020 (50 jogos, sendo 47 como titular); e 26 em 2021 (56 jogos, sendo 48 como titular).
Além dos gols, o centroavante contribuiu com assistências para os companheiros. Foram 20 passes que resultaram em gols – 14 no Bahia e quatro no Al Wasl.
A chegada de Gilberto pode suprir a lacuna deixada por Edu no Cruzeiro. Goleador no ano passado, com 22 gols marcados, o atacante foi emprestado por um ano pela Raposa ao custo de R$ 500 mil, mas com os direitos fixados. Para exercer a opção de compra, o Dibba terá que desembolsar mais R$ 3,5 milhões. Edu tem contrato com o clube celeste até 2024.
A negociação com Gilberto
Gilberto já pode assinar pré-contrato com qualquer clube e deixar o clube árabe no início do próximo semestre de graça. Porém, a intenção da diretoria celeste é antecipar a contratação e tê-lo de imediato, ainda no começo deste ano.
O Superesportes apurou com uma pessoa ligada a Gilberto que o centroavante deseja retornar ao futebol brasileiro e vê com bons olhos a possibilidade de atuar no clube gerido por Ronaldo.
Mais um indício disso é que o jogador passou a seguir o Cruzeiro nas redes sociais. Dos clubes seguidos por Gilberto, o mineiro é o único em que o centroavante não atuou.
Apesar do desejo de Gilberto e do Cruzeiro de concretizar a negociação, ainda é necessário convencer o Al Wasl da liberação antecipada. Em um primeiro momento, o acordo parecia distante. Agora, há mais otimismo entre as partes.
O atacante se encaixa no perfil de goleador buscado pela direção do Cruzeiro, especialmente após a saída de Edu.
Formado nas categorias de base do Confiança e do Santa Cruz, ele acumula passagens por 12 clubes desde que se tornou profissional.
No futebol brasileiro, defendeu Santa Cruz, Vera Cruz-PE, Internacional, Sport, Portuguesa, Vasco, São Paulo e Bahia. No exterior, jogou por Toronto (Canadá), Chicago Fire (EUA), Yeni Malatyaspor (Turquia) e Al Wasl (Emirados Árabes Unidos).