O Cruzeiro completa 102 anos nesta segunda-feira (2/1), em paz com a torcida após iniciar sua primeira temporada de volta à Série A após três anos (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)


O Cruzeiro completa 102 nesta segunda-feira (2/1). De volta à elite do Campeonato Brasileiro, o clube reestreará na Série A em paz com sua torcida após um passado recente turbulento. 



 
 

A tradicional missa em comemoração ao aniversário celeste será realizada às 19h, na Igreja São José, que fica localizada na Rua Tupis, número 164, na Centro de Belo Horizonte. 

Em 2022, o Cruzeiro viu sua realidade mudar completamente. As temporadas de crise, com problemas financeiros e também esportivos, deram lugar a um ano mágico para os torcedores. 

Além da conquista do título da Série B, acompanhada da quebra de diversos recordes, o time estrelado voltou à final do Campeonato Mineiro e restabeleceu a confiança dos cruzeirenses.




O engajamento com a SAF gerida por Ronaldo Fenômeno alavancou a popularidade do clube nas redes sociais e culminou em um novo crescimento do programa Sócio 5 Estrelas, desvalorizado nos anos anteriores devido à pandemia de COVID-19 e à queda de divisão. 

Nesta temporada, os torcedores encontrarão um Cruzeiro bem diferente do que foi visto no ano passado. Até o momento, a Raposa anunciou os zagueiros Neris e Reynaldo, os laterais-direitos Igor Formiga e William, os volantes Ramiro e Wallison, o meia Mateus Vital, o meia-atacante Nikão e os atacantes Wesley e Rafael Bilu.
 
 

Já alguns dos pilares do time treinado por Paulo Pezzolano no título da Segundona estão perto de deixar o clube ou já tiveram suas saídas confirmadas. Entre titulares e reservas, o técnico uruguaio já perdeu oficialmente 17 peças.




Alguns outros jogadores, como Edu, artilheiro do time no ano com 22 gols, e Rafa Silva, autor de tentos importantes na reta final da Série B, estão sendo negociados com clubes do futebol asiático.

Sob o comando de Pezzolano, o Cruzeiro fez 58 jogos na temporada do acesso. Foram 35 vitórias, dez empates e 13 derrotas em 2022. Neste novo que se inicia, a expectativa é de novos desafios na Série A.

Os desafios esportivos desta temporada vão desde a reconstrução do elenco para um nível maior de disputa à busca por vagas em competições sul-americanas. O foco, porém, ainda é a permanência na Primeira Divisão.

Já fora de campo, a gestão de Ronaldo deve encontrar caminhos para viabilizar as reformas necessárias nas Tocas da Raposa I e II, novos meios de capitalizar recursos e iniciar o plano de recuperação judicial.
 
 
Dugout