Stênio marcou dois gols importantes para o Cruzeiro na Série B, o que deu a vitória contra o Bahia, em 23 de julho, e o que abriu o placar contra o CRB, em 17 de setembro (Foto: Staff Images / Cruzeiro)

O atacante Stênio, do Cruzeiro, foi convocado, nesta sexta-feira (30), para defender a Seleção Brasileira sub-20 na disputa do Sul-Americano da categoria, que será disputado na Colômbia, em janeiro.



 
Dugout
 
 
Com a convocação, Stênio se juntará ao zagueiro Weverton e ao lateral-esquerdo Kaiki, seus companheiros de Cruzeiro. O jogador se manifestou no Twitter após ser comunicado do chamado. “Que felicidade imensa!”, escreveu o jovem atacante, de apenas 19 anos.
 
 
 
O Sul-Americano sub-20 acontece entre 19 de janeiro e 12 de fevereiro. O Brasil está no grupo A, junto com Colômbia, Argentina, Peru e Paraguai. A competição é classificatória para a Copa do Mundo da categoria. A Seleção Brasileira possui 11 títulos sul-americanos. O último foi erguido em 2011, no Peru. Desde 2015, o Brasil não se classifica para a Copa do Mundo Sub-20.

Stênio jogou parte de 2022 pelo time juvenil do Torino da Itália, por empréstimo, onde disputou 29 jogos e marcou seis gols. No segundo semestre do ano, o jogador voltou ao Cruzeiro e ajudou na campanha do acesso à Série A do Brasileirão, jogando cinco jogos e anotando dois gols.




Outros nomes conhecidos da base mineira são Arthur, lateral-direito do América, Savinho, ponta ex-Atlético, e Vitor Roque, atacante ex-América e Cruzeiro.

Arthur, de 19 anos, fez sua estreia com a amarelinha em setembro, no torneio quadrangular no Uruguai. O lateral também já disputou jogos no profissional do América, pela Série A do Campeonato Brasileiro. 

Sávio, de 18 anos, fez parte da base atleticana e chegou a compor o elenco profissional do Galo em 2020 e 2021. A jovem promessa foi vendida ao Grupo City e atua no PSV, da Holanda. 

Vitor Roque, de 17 anos, fez parte da base do América em 2019, quando se transferiu para o Cruzeiro e estourou no futebol nacional. O jogador foi vendido ao Athletico Paranaense no início de 2022.