Mesmo com orçamento mais enxuto do que alguns adversários, o Cruzeiro segue ativo no mercado da bola para se reforçar para os desafios da próxima temporada. A Raposa já anunciou praticamente um time de novos jogadores - número próximo ao adiantado por Pedro Lourenço, dono da rede Supermercados BH e patrocinador do clube.
Pedrinho, como é carinhosamente chamado pela torcida celeste, havia dito, logo após a conquista do título da Segunda Divisão, que o Cruzeiro planejava contratar de 15 a 16 jogadores para encorpar o elenco para a Série A. Na opinião do empresário, as posições mais carentes eram zaga, meio-campo e ataque.
"Nós precisamos de 15 jogadores. É isso que eu falo com Ronaldo e com Gabriel (Lima), a realidade é essa. Agora, vou esperar eles contratarem e sei que eles vão contratar uns 15 ou 16 jogadores. Nós precisamos de zagueiros, meio-campistas e atacantes", expressou.
Depois da entrevista concedida por Pedro Lourenço, o Cruzeiro passou por uma grande reformulação na equipe. Dezessete campeões brasileiros deixaram o clube, enquanto outros 14 permaneceram. Por essa razão, a diretoria se movimentou no mercado da bola.
Até o momento, dez atletas já foram apresentados aos torcedores e iniciaram a preparação física sob o comando do técnico Paulo Pezzolano na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte (veja todos os nomes na galeria abaixo). Apenas a lateral esquerda ainda não foi reforçada.
Contratações do Cruzeiro para 2023
Além deles, mais um será oficializado até a próxima semana. Trata-se do goleiro Anderson, com contrato com o Athletico Paranaense até dia 31 de dezembro. Ele já tem um pré-contrato assinado com o Cruzeiro desde o fim do ano.
Quem pode chegar ao Cruzeiro para 2023
Contratações durante o Mineiro
Embora tenha dito que o Cruzeiro não anunciaria um 'pacotão' de reforços em dezembro, o executivo de futebol Pedro Martins afirmou que mais negociações serão tocadas durante a disputa do Campeonato Mineiro. O torneio começará em 21 de janeiro e tem final agendada para 8 de abril.
"Tomaremos as decisões no tempo do Cruzeiro. A gente não vai sair apressado. Não precisa estar todo mundo aí no dia da nossa estreia. A gente vai montar a equipe do Brasileiro para a disputa do Brasileiro. Durante o Mineiro, podemos contratar de maneira tranquila", avaliou Pedro Martins ainda em novembro.
Com a volta à elite nacional, o Cruzeiro ganhou um pouco mais de 'fôlego' para investir em contratações. No entanto, a equipe de Ronaldo Fenômeno, dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), segue com a política de austeridade financeira na montagem do elenco.
Dos jogadores acertados com o clube estrelado, os zagueiros Neris e Reynaldo, o lateral-direito William, os volantes Ramiro e Wallison, além do atacante Rafael Bilu estavam livres no mercado. O lateral-direito Igor Formiga e o meia Mateus Vital rescindiram seus contratos com Ponte Preta e Corinthians, respectivamente.
Já o meia-atacante Nikão é o único jogador contratado pelo Cruzeiro que ainda tem vínculo com outra equipe. Ele chegou ao clube celeste cedido por empréstimo de uma temporada pelo São Paulo.
Por sua vez, Wesley foi o único atleta que a 'gestão Ronaldo' precisou fazer um investimento financeiro. O atacante de 23 anos teve 50% de seus direitos econômicos comprados junto ao Palmeiras por cerca de R$ 16,5 milhões.