Jair Bala durante passagem como técnico do Cruzeiro, em 1986 (Foto: Arquivo EM)

O Cruzeiro lamentou, nesta terça-feira (27), a morte do ex-jogador e ex-técnico de futebol Jair Bala. Como atleta, ele passou pela Raposa em 1967. Já como treinador, comandou a equipe celeste por 32 jogos em 1986.




"Lamentamos o falecimento de Jair Bala, uma das grandes referências na história do futebol mineiro. Aos familiares, amigos e fãs, desejamos força neste momento de dor", escreveu o Cruzeiro nas redes sociais.

Como jogador, Jair Bala tem registrado apenas um jogo com a camisa celeste. De acordo com o Cruzeiropedia, ele participou da vitória celeste por 2 a 0 sobre o Uberlândia, em outubro de 1967, pelo Campeonato Mineiro.



Já como treinador, foram 32 jogos pelo Cruzeiro. Ainda de acordo com números do Cruzeiropedia, Jair venceu 15 partidas, empatou nove e perdeu outras oito - aproveitamento de 56,25% dos pontos disputados.




Apesar das passagens curtas pelo Cruzeiro, Jair Bala fez sucesso no futebol mineiro com a camisa do América. Maior ídolo da história do Coelho, ele vestiu a camisa alviverde em 144 jogos e marcou 77 gols. 

Jair viveu dois períodos com a camisa do América: o primeiro entre 1964 e 1965 e o segunda entre 1970 e 1971. Em ambos, Jair Bala conquistou o posto de artilheiro do Campeonato Mineiro, com 25 e 14 gols, respectivamente.

Desde a década de 2000, Jair Bala era integrante do programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, onde representava o América. Nos últimos anos, Jair Bala teve várias internações em decorrência de infecções pulmonares. A morte foi causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).