O Cruzeiro informou, na última semana, uma pequena reestruturação nos comandos de suas equipes de base. Ex-Atlético, o técnico Fernando Oliveira foi contratado para assumir o time sub-17 de Raposa.
Então treinador da categoria, Eduardo Guadagnucci, que havia sido contratado no início da gestão Ronaldo no Cruzeiro, foi 'rebaixado' para o sub-15. O ex-jogador Wendel, que comandava o time, virou auxiliar-técnico.
As categorias de base do Cruzeiro também foram tema de uma entrevista recente do executivo de futebol do clube, Pedro Martins. Durante participação no Podcast Cabuloso, do jornalista Samuel Venâncio, o dirigente respondeu sobre a possibilidade da criação de uma equipe sub-23.
O modelo adotado por Grêmio e outras equipes do futebol brasileiro visa melhorar a transição de jogadores do sub-20 para o profissional. No Cruzeiro, porém, essa estratégia não deverá ser utilizada num primeiro momento.
"Eu acho que isso quem vai dizer é o processo de desenvolvimento dos atletas. A partir do momento que você tiver uma quantidade boa de atletas que estouraram (idade) no sub-20 e têm projeção para continuar no clube, mas não estão maduros ainda, você tem dois caminhos. Ou você estabelece um processo mais sólido de empréstimo ou cria o sub-23", explicou Pedro.
"Hoje, para a gente, o sub-23 é custo porque, primeiro, a gente tem um elenco sub-20 extremamente enxuto e teríamos que contratar atletas. Aí não faz sentido. Então, o tempo vai nos dizer se a criação dessa equipe será interessante e útil", complementou.
No mês passado, o Cruzeiro Sub-20 conquistou o Campeonato Mineiro da categoria ao derrotar o América na decisão. A equipe comandada pelo técnico Fernando Seabra já iniciou a preparação para a Copa São Paulo de Futebol Jr, marcada para começar em 2 de janeiro.