Paulo Pezzolano e Pedro Martins conversam durante treino do Cruzeiro na Toca II (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Cruzeiro não planeja realizar todas as investidas para 2023 antes do Campeonato Mineiro, que começará em 21 ou 22 de janeiro. Internamente, assim como foi em 2022, o clube pretende formar seu elenco para a disputa da Série A durante e depois das disputas dos Estaduais pelo Brasil.




Em participação no Podcast Cabuloso, do jornalista Samuel Venâncio, o executivo de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins, explicou parte da estratégia. Ele disse, por exemplo, sobre o monitoramento de jogadores que deverão virar opções no mercado depois dos Estaduais.

"Existem alguns jogadores que estamos olhando, que a gente já imagina que vai virar uma opção depois do Estadual. O clube vai contratar uma quantidade alta de atletas e é natural que esse jogador fique insatisfeito e peça para sair. A gente mapeia isso e está na mesa", contou.

Embora queira oferecer a maior quantidade possível de reforços para o técnico Paulo Pezzolano já para a pré-temporada, o Cruzeiro admite que precisa esperar o tempo do mercado. Isso acontece muito em função da situação financeira ainda delicada vivida pelo clube.




"É óbvio que, quanto antes (chegarem os reforços), melhor. Se o atleta chega antes, ele vai entender o trabalho da comissão, vai se integrar com os outros. Quanto antes, melhor. Mas a gente não vai fazer loucura para que isso aconteça", garantiu Pedro Martins. 

"A gente vai tomar a decisão com uma lógica e racionalidade. A gente vai montar esse elenco dentro do timing do mercado. O tempo não é do Cruzeiro, é do mercado. Tem jogador que estamos conversando há mais de três meses e ele não tomou a decisão ainda", revelou.

Até aqui, o Cruzeiro oficializou apenas a contratação do zagueiro Neris, de 30 anos. O anúncio foi feito em outubro, ainda durante a disputa da Série B. O atacante Rafael Bilú, ex-Criciúma, é outro que já tem tudo acertado com a Raposa.




Além da dupla, o meio-campista Mateus Vital, do Corinthians, e o goleiro Anderson, do Athletico-PR, têm negociações avançadas para vestir a camisa do Cruzeiro em 2023.