Paulo Bento lidera a Coreia do Sul em campanha surpreendente (Foto: AFP)



Ex-Cruzeiro, o técnico português Paulo Bento, de 53 anos, liderou a Coreia do Sul na surpreendente classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.




Com a vitória por 2 a 1 sobre Portugal, nesta sexta-feira (2), a Coreia foi a quatro pontos, mesma soma obtida pelo Uruguai - os asiáticos levaram vantagem nos gols pró (4 a 2), já que ficaram empatados com os sul-americanos também no saldo de gols (0 a 0).

Portugal avançou em primeiro do Grupo H, com seis pontos. Gana ficou na última posição, com três pontos.


A Coreia enfrentará o Brasil nas oitavas de final, na segunda-feira (5), às 16h. O time brasileiro terminou como primeiro colocado do Grupo G. O português, contudo, não estará no banco de reservas, já que foi expulso na partida desta sexta.

Paulo Bento tenta igualar o melhor desempenho da Coreia do Sul na história das Copas do Mundo. Para isso, o selecionado asiático precisa chegar até a semifinal, como ocorreu em 2002.




De acordo com o site Transfermarkt, Bento tem 58 jogos como treinador da Coreia do Sul, com 37 vitórias, 13 empates e oito derrotas.

Paulo Bento no Cruzeiro


Paulo Bento dirigiu o Cruzeiro de maio a julho de 2016, na gestão do ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares. Em 15 jogos, ele conquistou quatro vitórias, três empates e oito derrotas.

O treinador precisou acionar o Cruzeiro na Fifa para receber cerca de R$ 700 mil no ano passado.