Wellington Rato está na mira do Cruzeiro para a temporada 2023 (Foto: Bruno Corsino/ACG)

Destaque do Atlético-GO em 2022, o meio-campista Wellington Rato, de 30 anos, confirmou que recebeu ofertas de Cruzeiro, Vasco e São Paulo no futebol brasileiro. O Fortaleza ainda realizou uma consulta, segundo ele.




À ESPN, Rato também disse que espera definir seu futuro em até duas semanas. O jogador está no Rio de Janeiro, sua cidade de origem, onde passa férias com a família.

"Eu creio que na semana que vem ou na seguinte a gente já vai ter definido junto com o pessoal do Atlético-GO. Chegaram propostas de Vasco, São Paulo e Cruzeiro, ainda teve o Fortaleza que fez contato. Creio que, em breve, vamos tomar a decisão", projetou.

O meio-campista afirmou que escolherá um clube em que possa ter mais minutos em campo. "Em dezembro já volta para a pré-temporada e é importante organizar tudo em casa. Eu quero escolher um lugar em que eu possa ter real oportunidade", disse.




Além dos clubes brasileiros, uma equipe da Arábia Saudita também estaria interessada em Rato. De acordo com o jornal O Dia, trata-se do Al Batin, que teria oferecido cerca de R$ 5 milhões ao Atlético-GO para comprar parte dos direitos do meio-campista.

"Minha cabeça está tranquila. Acabei a temporada agora, cheguei ao Rio ontem para aproveitar a família. As coisas têm acontecido. Meu empresário, junto com o pessoal do Atlético-GO, estão buscando a melhor solução para a gente tomar a melhor decisão", afirmou.

"Eu não tenho preferência. Sei que posso render muito no exterior ou no Brasil. Espero que eu possa tomar a melhor decisão para que eu possa fazer uma temporada brilhante em 2023, assim como foi essa", complementou Rato.





Wellington Rato


Wellington Soares da Silva, mais conhecido por seu apelido - Rato -, nasceu no Rio de Janeiro. Ainda jovem, iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Osasco Audax, de São Paulo. Em 2013, aos 21 anos, foi promovido ao elenco profissional. 
 
Foram apenas dez partidas no time de cima no primeiro ano e um gol marcado. Depois disso, disputou mais 11 jogos pelo clube paulista, em 2014, antes de se transferir para o Red Bull Brasil, também de São Paulo. 
 
Em 2017, ele teve uma passagem de destaque pelo futebol mineiro vestindo as cores da Caldense. Foram quatro gols marcados em 15 jogos pela Veterana. Curiosamente, Wellington Rato deixou sua primeira marca justamente diante do Cruzeiro - na derrota por 2 a 1, no Estadual daquele ano.  
 
Depois disso, o meio-campista ainda teve boas passagens por Sampaio Corrêa, com 34 jogos, um gol e cinco assistências; e Ferroviário, de Fortaleza, com 22 apresentações e sete bolas nas redes adversárias. 



  
Rato chegou ao Atlético Goianiense em 2020. Ainda naquele ano, ele entrou em campo 25 vezes e contribuiu com dois gols e quatro assistências. 
 
Apesar dos bons números, ele não teve muito espaço no clube na temporada seguinte e foi emprestado ao V-Varen Nagasaki, do Japão. Por lá, disputou 23 partidas, marcou sete gols e deu dois passes decisivos. 
 
Embora tenha sido rebaixado com o Dragão em 2022, Rato foi o principal destaque do clube na temporada. O armador defendeu as cores do Atlético-GO em 70 ocasiões, fez 15 gols e deu sete assistências.