Diretor de operações do Cruzeiro e presença constante nos estádios durante os duelos do clube pela Série B do Campeonato Brasileiro, Enrico Ambrogini definiu o jogo decisivo para o acesso da Raposa à elite.
Na opinião do dirigente, a vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma, em 27 de maio, pela 9ª rodada, no Heriberto Hülse, em Santa Catarina, 'virou a chave' do Cruzeiro na Segunda Divisão. Ele contou a reação ao ver o gol de Jajá, aos 47' do segundo tempo.
"Um jogo que ficou na minha cabeça foi contra o Criciúma fora. O Jajá fez um gol no último minuto. Foi engraçado, porque todo mundo desceu. Ficamos no camarote só eu e o Pedrinho (supervisor de futebol). O pessoal desceu para preparar o pós-jogo, considerando bom o empate", conta.
"O Jajá acerta um chute de fora da área, eu saio correndo, o camarote era largo. Eu saio correndo no camarote, dava uns tiros. E aí o Pedrinho ficou brincando comigo a semana inteira: 'Tomara que aconteça isso de novo'", brincou.
Enrico disse ainda que, depois do resultado, desceu para o vestiário do Cruzeiro e viu um clima 'leve' e 'calmo'.
"Naquele jogo, acho que virou a chave para mim, percebi que seria um ano diferente mesmo. Era a energia. A energia era diferente. Você desce no vestiário leve, calmo", complementou o dirigente.
Naquele duelo, o Cruzeiro teve um jogador a mais desde os 27' do primeiro tempo. Assim, foi dominante e liderou as estatísticas de finalizações, por exemplo (22 a 6). A bola, contudo, só balançou a rede aos 47', quando Jajá acertou finalização de fora da área.
Em 2022, o Cruzeiro alcançou a liderança da Série B na 7ª rodada, após vencer o Náutico por 1 a 0 fora de casa. A partir daí, o clube celeste não deixou mais a ponta da competição e confirmou o título da Segunda Divisão e o acesso à Série A.