Bruno Rodrigues foi peça importante do Cruzeiro no acesso à Série A e na conquista do título da Série B (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

O Cruzeiro fechou a última janela de transferências, em agosto, já com o acesso encaminhado à elite do futebol brasileiro. Mesmo assim, o clube acertou com oito reforços para a reta final da temporada, que acabou no último domingo (6) com vaga na Série A garantida e o título da Série B conquistado.




Das oito contratações realizadas entre julho e agosto, porém, apenas o atacante Bruno Rodrigues teve desempenho destacado e virou titular da equipe comandada pelo técnico Paulo Pezzolano. Ele participou de 18 jogos de 19 possíveis no período. O camisa 9 marcou quatro gols e deu três assistências.

Os outros seis reforços tiveram participações discretas e não têm, até aqui, permanência assegurada para a próxima temporada - ainda que tenham contrato.

O atacante Lincoln, por exemplo, que disputou apenas nove jogos (quatro como titular) de 14 possíveis, não deverá seguir no Cruzeiro. 



A informação sobre a saída iminente de Lincoln foi divulgada inicialmente pelo jornalista Samuel Venâncio, nessa segunda-feira (7), e confirmada pelo Superesportes.  

Do grupo de reforços contratados no meio do ano, os laterais Wesley Gasolina (direito) e Marquinhos Cipriano (esquerdo) são os que mais reúnem chances de permanecer na Toca da Raposa II. O primeiro esteve em 60% dos jogos na reta final da temporada, enquanto o segundo, que demorou a estrear por opção técnica, esteve em 47%.




O zagueiro Luís Felipe, de 21 anos, participou de apenas três partidas. Ele tem contrato até dezembro de 2024 e poderá ser emprestado pela Raposa, que vê no jogador potencial para o futuro.

O volante Pablo Siles retornará ao Athletico-PR, Chay será devolvido ao Botafogo, enquanto Juan Christian dificilmente terá o vínculo renovado. 

Novo cenário


Para 2023, o Cruzeiro precisará mudar o perfil de reforços. Agora de volta à elite do futebol brasileiro, o time celeste buscará jogadores que possam dar competitividade ao time diante de adversários consideravelmente mais fortes.




A tendência é que a reformulação seja grande. Dos 32 jogadores que integram o elenco, apenas cinco estão totalmente assegurados para 2023 - o goleiro Rafael Cabral, o zagueiro Oliveira, os volantes Filipe Machado e Neto Moura e o atacante Bruno Rodrigues.

Jogadores formados na base e que ganharam oportunidades ao longo de 2022 também vivem a expectativa de integrar o elenco na Série A. Destaque, especialmente, para o lateral-direito Geovane, o esquerdo Kaiki e o meio-campista Daniel Jr.

   

Números dos reforços da última janela  


Luís Felipe (zagueiro), contrato até dezembro de 2024

3 jogos (15%), 0 gol
Registrado no BID em 18/7 - 20 jogos desde então
 

Marquinhos Cipriano (lateral-esquerdo), contrato até julho de 2023

7 jogos (47%), 2 assistências
Registrado no BID em 10/8 - 15 jogos desde então

Wesley Gasolina (lateral-direito), contrato até dezembro de 2024

9 jogos (60%), 0 gol e 0 assistência
Registrado no BID em 10/8 - 15 jogos desde então

Pablo Siles (volante), contrato até dezembro de 2022

5 jogos (26%), 0 gol e 0 assistência 
Registrado no BID em 22/7 - 19 jogos desde então

Chay (meio-campista), contrato até dezembro de 2022

6 jogos (54%), 1 assistência
Registrado no BID em 01/09 - 11 jogos desde então

Bruno Rodrigues (meio-campista), contrato até dezembro de 2023

18 jogos (95%), 4 gols e 3 assistências
Registrado no BID em 21/7 - 19 jogos desde então

Lincoln (atacante), contrato até dezembro de 2023

9 jogos (64%), 1 gol e 2 assistências 
Registrado no BID em 15/8 - 14 jogos desde então

Juan Christian (atacante), contrato até dezembro de 2023

4 jogos (28%), 0 gol e 1 assistência
Registrado no BID em 15/8 - 14 jogos desde então