CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima detalha perfil de contratações do clube para 2023 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro neste ano, o Cruzeiro já planeja os próximos passos para a temporada de 2023. De acordo com o CEO Gabriel Lima, o clube mineiro está atento ao mercado aguardando as melhores oportunidades para reforçar o elenco comandado pelo técnico Paulo Pezzolano.



 
Segundo o executivo, a Raposa seguirá com a política de austeridade financeira adotada por Ronaldo Fenômeno, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste, neste período de reconstrução. Sendo assim, o clube não fará nenhuma 'loucura' para contratar jogadores. 
 
"Vamos nos manter fiel aos valores que a gente empregou aqui no clube neste ano. Vamos buscar um time que, obviamente, encaixe dentro de campo, mas não vamos fazer loucura orçamentária. Nós vamos nos manter rígidos nos nossos controles, porque é a única forma do Cruzeiro ser sustentável ao longo prazo", disse. 
 
 
Gabriel teme que um alto investimento neste momento possa agravar ainda mais a situação financeira do Cruzeiro em curto prazo. A cúpula da SAF entende que será preciso muita cautela nos próximos anos até que o clube consiga se reerguer e recuperar sua força de investimento no mercado. 



 
"Não adianta a gente acelerar um crescimento. A destruição do valor acontece muito rápido, agora, você construir valor acontece passo a passo. E você tentar dar um passo maior que a perna é muito perigoso. Então, a gente quer garantir que a gente ande para frente e construa um Cruzeiro vencedor no longo prazo e sustentável", finalizou.
 

Time competitivo para 2023 

 
Apesar do orçamento mais ajustado devido à realidade financeira delicada do clube, Ronaldo Fenômeno prometeu aos torcedores que o Cruzeiro terá um time competitivo na Série A do ano que vem. 
 
 
"Esportivamente falando, nós seremos competitivos no ano que vem. Vamos ter um bom time, vamos competir de acordo como manda a tradição do Cruzeiro. Logicamente, existe uma distância muito grande em relação aos clubes que estão faturando mais no Brasileiro, mas não quer dizer que não teremos a chance de competir", afirmou. 



 
Ronaldo disse que já há uma conversa interna entre os gestores para definir quanto será investido no futebol em 2023. Destaca-se que uma parcela considerável do que for arrecadado será destinado para o pagamento de dívidas.
 
O elenco do Cruzeiro passará por uma grande reformulação para a temporada de 2023. Jogadores pouco utilizados na campanha de sucesso deste ano não devem permanecer.Por outro lado, atletas com potencial de crescimento devem ser monitorados. 
 
Na semana passada, a Raposa anunciou seu primeiro reforço. Trata-se do zagueiro Neris, que esteve por último no Al-Hazm, da Arábia Saudita. O Cruzeiro também tem um acerto verbal com o goleiro Anderson, que pertence ao Athletico-PR.