O Cruzeiro terá baixas importantes na partida contra o Novorizontino, marcada para esta terça-feira (27), às 19h, no estádio Jorjão, em Novo Horizonte, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O goleiro Rafael Cabral, o volante Filipe Machado, o meia Daniel Júnior e o atacante Edu desfalcarão o time do uruguaio Paulo Pezzolano.
Rafael Cabral recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota por 1 a 0 para o Guarani, no Mineirão, na semana passada, e terá que cumprir suspensão nesta rodada. Machado, Daniel Júnior e Edu foram expulsos e também não poderão atuar.
Na meta celeste, o mais cotado para calçar as luvas é Gabriel Mesquita, que deve fazer sua estreia com a camisa do Cruzeiro. No clube mineiro desde abril, ele sofreu com a forte concorrência de Cabral na posição e por isso ainda não entrou em campo.
O substituto mais provável para Filipe Machado é Pedro Castro. Fora dos planos de Pezzolano durante a Série B, o volante voltou a receber chances na reta final da competição. Ele foi titular da Raposa em dois dos últimos três jogos e deve formar dupla com Willian Oliveira diante do time paulista.
Como Pezzolano já havia adiantado após o jogo contra o Guarani, as principais novidades na equipe devem ficar por conta de jovens da base. Matheus Xavier pode ser escalado no lugar de Daniel Júnior no meio-campo.
"Contra o Novorizontino vai entrar alguns jogadores, capaz de jogar alguns meninos que queremos vez. Mas no último jogo, vamos jogar uma final aqui (no Mineirão), porque merecem finalizar ganhando, merecem levantar essa taça com um resultado positivo. Vamos festejar todos juntos neste último jogo", disse Pezzolano.
No ataque, o jovem Breno espera por uma chance no lugar de Edu. Porém, ele terá a concorrência de Lincoln, centroavante de ofício.
Baixas por lesão
Além dos suspensos, o Cruzeiro terá cinco ausências por lesão. O lateral-direito Wesley Gasolina (lesão no posterior da coxa direita), o volante Neto Moura (entorse no tornozelo esquerdo), o meia Chay (tendinite no tornozelo direito), além dos atacantes Rafa Silva (cirurgia no tendão do joelho direito) e Stênio (cirurgia no ombro direito) seguem entregues a departamento médico.
Novorizontino e Cruzeiro farão um duelo de opostos. O Tigre é o 16º colocado na classificação, com 41 pontos, e corre risco de ser rebaixado à Série C de 2023. A distância para o CSA, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, é de dois pontos.