Toca da Raposa II passará por reformas em novembro (Foto: André Batista/Cruzeiro)

Para voltar a ter sucesso esportivo na elite do Campeonato Brasileiro nos próximos anos, o Cruzeiro busca profissionalizar ainda mais sua estrutura fora de campo. Com essse intuito, o clube iniciará nas próximas semanas algumas obras para melhorar a infraestrutura da Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. 



 
 
Ao lado de Ronaldo Fenômeno durante a apresentação do projeto Cruzeiro Big Blue, nesta terça-feira (25), o CEO do clube, Gabriel Lima disse que o centro de treinamento está ultrapassado e não atende todas às demandas da SAF celeste. Por essa razão, será preciso iniciar uma reforma para melhor utilização do espaço. 
 
"A gente tem programado duas grandes mudanças. Existe uma visão de longo prazo de para onde tem que ir a infraestrutura, que tem um papel-chave no desenvolvimento dos jogadores e do time profissional. Hoje, a Toca tem uma infraestrutura muito defasada, apesar de já ter sido muito celebrada como uma das melhores do Brasil", iniciou. 
 
De acordo com Gabriel, desde que o Cruzeiro decidiu concentrar o setor administrativo na Toca II, no início deste ano, o espaço ficou sobrecarregado e passou a não comportar as necessidades dessa área do clube. 



 
"A gente fez um movimento lá atrás, que foi trazer toda a área administrativa que estava pulverizada em vários lugares, WeWork, Toca I, Toca II, tinha em vários lugares, mas a gente concentrou tudo na Toca II. O ambiente de trabalho do administrativo não é o melhor, está muito apertado. Então, vamos fazer uma obra para adequar as estruturas para toda a área administrativa e do futebol", disse.
 
Gestor da SAF, Ronaldo revelou que a primeira obra será iniciada já em novembro. 
 
 

Melhorias no gramado

 
O Cruzeiro também planeja fazer melhorias no gramado da Toca II e em algumas instalações paralelas, como nos vestiários. O clube mineiro também planeja construir uma arquibancada ao lado do campo para receber a torcida celeste em jogos do feminino, sub-17 e sub-20. 



 
"Vai ser feito dentro do futebol um campo novo. Dentro do campo que já existe, vamos trocar a grama e refazer a parte de drenagem que está muito ruim. Também temos planejado uma reforma de vestiário e a construção de uma arquibancada para a gente mandar jogos do feminino, sub-20 e sub-17, tudo com muita parcimônia, calma e planejado ao longo do tempo", concluiu Gabriel. 
 

Setores integrados na Toca II

 
As Tocas I e II pertencem ao patrimônio da SAF. Elas foram transferidas pela associação após aprovação do Conselho Deliberativo, em 4 de abril. Em contrapartida, Ronaldo assumiu a dívida tributária da Raposa de cerca de R$ 180 milhões.
 
Vale lembrar que o Cruzeiro não pode mais usar sua Sede Administrativa, no Barro Preto. O prédio, localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi alugado ao Supermercados BH por dez anos pela gestão do presidente Sérgio Rodrigues. 



 
Entre o fim de 2020 e o início de 2022, o Cruzeiro utilizou a estrutura da WeWork, de escritórios compartilhados, no Shopping Boulevard, na Região Leste de Belo Horizonte. O acordo, contudo, foi rompido em fevereiro deste ano.
 
Desde então, os funcionários foram realocados nos centros de treinamento do Cruzeiro, as Tocas da Raposa I e II, e em espaços nos clubes sociais - Barro Preto e Campestre, na Pampulha.