O Cruzeiro aproveita a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro para definir situações contratuais em relação ao elenco para a próxima temporada. E uma que já está certa é a do zagueiro Wagner Leonardo. A Raposa optou por não exercer o direito de compra do defensor, que retornará ao Santos já em dezembro.
Wagner tem vínculo com o Cruzeiro até abril de 2023, mas sua volta ao Peixe foi antecipada. O Superesportes apurou com uma fonte ligada ao jogador de 23 anos que a saída já estava prevista há alguns meses.
O zagueiro foi pouco aproveitado pelo técnico Paulo Pezzolano na campanha do acesso à elite. Ele fez apenas cinco partidas na Série B e marcou um gol - na vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova, no Mineirão, na 16ª rodada. Antes, já havia jogado contra o Athletic, no Campeoanto Mineiro.
Por muitas vezes, Wagner ficou fora da lista de relacionados. Ele enfrentava as concorrências de Brock, Oliveira e Zé Ivaldo, titulares absolutos na posição. Em algumas ocasiões, Pezzolano preferiu improvisar o volante Filipe Machado como terceiro zagueiro a utilizá-lo.
Wagner está no Cruzeiro desde março. Ele foi vice-campeão mineiro e campeão da Segunda Divisão com o clube mineiro. Agora, ele retorna ao Santos, onde cumpre contrato até o final de 2024.
Mais saídas
Emprestados pelo Athletico-PR, o zagueiro Zé Ivaldo e o atacante Jajá são outros dois jogadores em fim de contrato que não têm o futuro definido. Como ambos não estão com os direitos fixados, a Raposa precisa procurar o Furacão e negociar, caso queira permanecer com os atletas.
Embora tenha aumentado o orçamento para 2023, o clube celeste ainda não tem dinheiro para fazer grandes investimentos. Isso inviabilizaria a compra dos direitos econômicos dos dois jogadores, que são considerados caros para a realidade atual.
E, ao que tudo indica, eles não deverão permanecer no Cruzeiro. Aliado a isso, o Furacão entende que Zé Ivaldo e Jajá têm mercado e podem, inclusive, reforçar o elenco do próprio clube paranaense no ano que vem.