Juninho Capixaba disputou 53 partidas pelo Fortaleza nesta temporada (Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza)

Já pensando na montagem do elenco para a disputa da Série A do Brasileiro em 2023, o Cruzeiro demonstrou interesse em Juninho Capixaba, que pertence ao Grêmio e está emprestado ao Fortaleza até o fim desta temporada. Polivalente, o jogador de 25 anos atua como lateral-esquerdo e meio-campista. Além da Raposa, outros times miram a contratação do defensor.



 
Juninho Capixaba tem contrato válido com o Grêmio até março do ano que vem, mas não deve renovar, já que não está nos planos do técnico Renato Gaúcho. Sendo assim, o lateral já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube. 
 
Ao Superesportes, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr, afirmou que o Fortaleza tem preferência para adquirir os direitos econômicos de Capixaba. O clube cearense inclusive já indicou ao estafe do atleta que pretende seguir com o jogador após o período de empréstimo. 

O interesse de outros clubes brasileiros pode dificultar a negociação do Cruzeiro com o lateral. Com a política de austeridade de Ronaldo Fenômeno, gestor da SAF, a Raposa não entrará em leilões e não fará nenhuma 'loucura' para montar o elenco neste momento de reestruturação financeira.



 
A informação do interesse do Cruzeiro no lateral-esquerdo foi divulgada pelo perfil CEC Informs, no Twitter, e pelo jornalista Samuel Venâncio, e confirmada pela reportagem.  
 

Substituto de Matheus Bidu? 

 
Ainda sem a definição sobre a permanência de Matheus Bidu na Toca da Raposa II, o Cruzeiro monitora o mercado em busca de uma alternativa para a lateral esquerda. Para manter o jogador que pertence ao Guarani no elenco, o clube mineiro terá que desembolsar cerca de R$ 6 milhões para exercer o direito de compra. 
 
O contrato de Bidu com o Cruzeiro vai até o fim de novembro deste ano. 
 

Carreira de Juninho Capixaba

 
Capixaba despontou para o futebol nas categorias de base do Bahia, onde iniciou a caminhada no profissional em 2017. Depois disso, atraiu a atenção do Corinthians, que o contratou. No entanto, o lateral não teve sequência no time paulista e foi emprestado ao Grêmio, em 2018, e contratado em definitivo no ano seguinte. 
 
Após uma temporada cheia de oscilações, Juninho Capixaba foi cedido por empréstimo ao Bahia, onde disputou 90 partidas antes de ir para o Fortaleza. No Leão do Pici, o defensor acumula 53 partidas, um gol e oito assistências. 



 
Já pensando na próxima temporada, o Cruzeiro anunciou seu primeiro reforço nessa quarta-feira (19). Trata-se do zagueiro Neris, que atuou por último no Al-Hazm, da Arábia Saudita. O vínculo vai até dezembro de 2024.