Com o acesso e o título do Cruzeiro já garantidos, o técnico Paulo Pezzolano terá uma missão importante nos jogos que restam para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro: administrar o desgaste físico do elenco para evitar novas lesões de jogadores. Isso porque o departamento médico do clube voltou a ficar cheio na semana passada.
Ao todo, cinco atletas da Raposa estão fora de combate por problemas físicos de origens diferentes. Os mais recentes foram o lateral-direito Wesley Gasolina (lesão na região posterior da coxa direita) e o atacante Rafa Silva (ruptura total do tendão na altura do joelho direito).
Gasolina e Rafa Silva se machucaram na derrota celeste por 3 a 1 para o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife, na rodada passada do torneio nacional. Eles deixaram o gramado ainda no primeiro tempo da partida.
Nessa terça-feira (11), o Cruzeiro informou que Gasolina iniciou, imediatamente, a recuperação da lesão com tratamento conservador. Já o atacante precisará passar por cirurgia nos próximos dias. Ele será operado pelo médico Sérgio Campolina no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.
Embora o clube não tenha dado previsão de recuperação, Rafa Silva está fora das últimas quatro rodadas da Segunda Divisão. Esse também é o caso de Stênio, que deve voltar atuar com a camisa estrelada somente na próxima temporada.
Na semana passada, o atacante de 19 anos foi submetido a um procedimento cirúrgico para a correção de uma lesão no ombro direito. Ele é ausência na lista de convocações da Raposa desde o início de outubro.
É a segunda vez que o ponta fica fora de jogos do Cruzeiro por problemas no ombro. A primeira delas foi no início de agosto, quando sofreu luxação no mesmo local durante um treinamento na Toca. Essa lesão o afastou dos gramados por um mês.
Jogadores que podem voltar ainda na Série B
Embora o Cruzeiro ainda não confirme, outros dois jogadores que estão entregues ao departamento médico podem estar prestes a retornar aos trabalhos antes do fim da Segundona.
O volante Neto Moura (lesão no tornozelo direito) e o meio-campista Chay (tendinite no tornozelo direito) estão em reta final de tratamento.
O volante Neto Moura (lesão no tornozelo direito) e o meio-campista Chay (tendinite no tornozelo direito) estão em reta final de tratamento.
Restando apenas quatro jogos para a conclusão da temporada e com todos os objetivos conquistados, a comissão técnica do Cruzeiro não deverá acelerar etapas na recuperação dos atletas. Sendo assim, é provável que outros nomes ganhem chance com Pezzolano nos próximos compromissos.
Nesta sexta-feira (14), o clube mineiro medirá forças com o Vila Nova, no OBA, em Goiânia, às 20h30, pela 36ª rodada da Série B.
Depois, terá pela frente Guarani (18/10), no Mineirão; Novorizontino (27/10), no Jorjão; e CSA (6/11), no Mineirão.
Depois, terá pela frente Guarani (18/10), no Mineirão; Novorizontino (27/10), no Jorjão; e CSA (6/11), no Mineirão.