Mesmo com o título da Série B do Campeonato Brasileiro e o acesso à elite do futebol brasileiro já conquistados pelo Cruzeiro, o técnico Paulo Pezzolano não usará os cinco jogos finais da temporada para realizar testes.
Isso, pelo menos, foi o que apontou o uruguaio nesta quarta-feira (5), quando o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o Ituano, no Mineirão. Depois do jogo, em entrevista coletiva, o treinador praticamente descartou dar chances aos jogadores 'encostados'.
"Pelo que eu sou, acho que não vou conseguir fazer testes. Não vamos ver muito. Eu vejo os jogadores todos os dias. Não se vai ver muitos jogadores que não vinham jogando. Não se vai ver isso. Vai jogar quem estiver melhor em todos os sentidos", disse.
O zagueiro Wagner, o meio-campista Fernando Canesin e o atacante Waguininho, portanto, não estão mais nos planos. O trio não é relacionado para as partidas do Cruzeiro há algum tempo, ainda que participem das atividades normalmente na Toca da Raposa II.
Já os meio-campistas Pablo Siles e Pedro Castro, por exemplo, estão sempre relacionados para os jogos, mas atuam pouco sob o comando de Paulo Pezzolano. A dupla também tem futuro incerto no Cruzeiro.
'Ética esportiva'
Outro motivo para escalar o que tem de melhor até o fim, segundo Pezzolano, é a ética esportiva. O treinador lembrou que, embora o Cruzeiro já tenha alcançado seus objetivos, os adversários ainda lutam por acesso e contra o rebaixamento.
"Para mim, a lealdade esportiva, a ética no futebol, é o mais importante. Muitas equipes estão jogando pelo acesso, muitas equipes estão lutando contra o rebaixamento. Eu não posso estar testando contra equipes que estão jogando muito ou contra outra equipe que está esperando o resultado desta equipe, e o Cruzeiro jogando com suplentes, com base. Isso não vou fazer", disse.
"Eu tenho muita empatia, sempre me coloco ao lado da outra equipe. Se eu estou do outro lado e fazem isso, eu acho que eticamente, desportivamente, é o pior que pode fazer um treinador ou um clube. Podemos perder? Sim. Se o rival for superior. Mas a equipe vai demonstrar, a cada jogo, a vontade de ganhar", completou.
Os jogos finais do Cruzeiro
- Sport - 9 de outubro (domingo), às 16h, na Ilha do Retiro, em Recife-PE
- Vila Nova - 14 de outubro (sexta), às 20h30, no Oba, em Goiânia-GO
- Guarani - 18 de outubro (terça), às 19h, no Mineirão
- Novorizontino - 27 de outubro (quinta), às 19h, no Jorge Ismael, em Novo Horizonte-SP
- CSA - 6 de novembro (domingo), às 18h30, no Mineirão