Muito perto de atingir a marca de 70 mil sócios-torcedores, o Cruzeiro tem tíquete médio do seu programa de R$ 52, o que assegura um faturamento mensal de R$ 3,5 milhões. No entendimento de Gabriel Lima, CEO da SAF, o clube está entre os líderes de rentabilidade no país nesse segmento.
"Certamente é um dos programas mais rentáveis do país. A gente não consegue analisar 100%, porque nem todos (os clubes) divulgam em seus balanços exatamente o quanto representa o programa de sócio-torcedor. Mas pelos números que a gente viu, pelas análises que a gente fez, a gente não tem dúvida nenhuma que a gente é um dos mais rentáveis", disse.
Para se ter uma ideia da evolução dessa receita no caixa do clube, o Sócio 5 Estrelas faturou R$ 7,29 milhões em todo ano de 2021, segundo balanço financeiro.
A expectativa da gestão da SAF é fechar o ano com faturamento de R$ 35 milhões, o que representaria um crescimento de 380% em relação a 2021.
Só Flamengo e Palmeiras estariam à frente com valor absoluto maior, calcula Lênin Franco, diretor de negócios do Cruzeiro. "Diria que se a gente for por preço médio, a gente é o primeiro. De maneira absoluta, não. Mas só o fato de estar entre os três já é um avanço absurdo para o cenário que era em dezembro de 2021".
Crescimento do programa
Para 2023, com o Cruzeiro de volta à Série A, Ronaldo já estabeleceu a meta de 100 mil sócios. Mas, antes desse crescimento, o clube quer estruturar melhor o programa para oferecer mais vantagens, experiências e um atendimento eficiente.
"Entra agora um período de melhoria do plano, que é menos a busca de só encher de sócio e mais ter um serviço de excelência. Para além disso, a gente também quer começar a melhorar o atendimento ao sócio. Como cresceu muito, a gente também precisa melhorar esse atendimento. Temos monitorado as dificuldades", explicou Franco ao Superesportes.
A maior estruturação do atendimento tem como outro objetivo garantir a renovação da anuidade dos atuais sócios e dar agilidade a novas adesões.
"Agora, começa a fazer um trabalho árduo para esse atendimento porque em dezembro, janeiro e fevereiro entra o período crítico, que é o período de renovação. É onde temos o pico da chegada do sócio e a gente precisa estar muito fortalecido para manter o sócio dentro da base e não ter o retrabalho de recuperá-los", disse.
Planos disponíveis do Sócio 5 Estrelas
Para os moradores da Grande Belo Horizonte, o Cruzeiro tem planos de R$21/mês (Time do Povo), R$42/mês (Cruzeiro Sempre), R$99/mês (Fenomenal) e R$180/mês (Multicampeão).
O plano Eficiente (PCD) sai a R$ 69,90/mês (com direito a acompanhante).
Os planos Kids e Diamante não estão mais disponíveis para novas adesões no site do programa.
O torcedor do interior tem acesso a planos de R$30/mês (Cruzeiro Sempre Interior), R$75/mês (Fenomenal Interior) e R$135/mês (Multicampeão Interior).
Por sua vez, os cruzeirenses do exterior têm planos disponíveis de US$21/mês (Sócio Internacional) e US$10/mês (Sócio Internacional Kids).
Número de sócios do Cruzeiro, ano a ano
Abaixo, o número máximo de sócios por ano e os valores anuais de faturamento com o programa e bilheteria. O levantamento do Superesportes tem como base os balanços financeiros, informes do clube e entrevistas de dirigentes.
2022 - 69,7 mil sócios ativos
Sócios - projeção de R$ 35 milhões este ano
Bilheteria - 26.797.976,10 (até o momento)
2021 - 43 mil sócios ativos
Sócios - R$7,29 milhões
Bilheteria - R$2,38 milhões (pandemia)
2020 - 43 mil sócios ativos
Socios - R$ 11,8 milhões
Bilheteria - R$ 1,04 milhão (pandemia)
2019 - 53 mil sócios ativos
Sócios - R$ 14,12 milhões
Bilheteria - R$ 18,3 milhões
2018 - 48 mil sócios ativos
Sócios - R$ 23,1 milhões
Bilheteria - R$ 23,9 milhões
2017 - 38 mil sócios ativos
Sócios - R$ 22,3 milhões
Bilheteria - R$ 16,4 milhões
2016 - 78 mil sócios ativos
Sócios - Não informado no balanço
Sócios e bilheteria - R$ 31,3 milhões
2015 - 70 mil sócios ativos
Sócios - Não informado no balanço
Sócios e bilheteria - R$ 43 milhões
2014 - 67 mil sócios ativos
Sócios - R$ 56 milhões (informado pelo clube à época)
Bilheterias - R$ 85,7 milhões
2013 - 46,2 mil sócios ativos
Sócios - R$ 33 milhões
Bilheteria - R$ 63,7 milhões
2012 - 7 mil sócios ativos (Mineirão fechado)
Sócios - R$ 8,4 milhões
Bilheteria - R$ 10,5 milhões
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