Sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol, Ronaldo foi o grande responsável por promover uma reviravolta na administração do Cruzeiro. O acesso à elite nacional e o título da Série B, confirmados nos últimos dias, são alguns dos frutos desse trabalho de pouco mais de dez meses. Mas, nos bastidores da SAF, sete profissionais de ponta vão auxiliar o Fenômeno e seu estafe na gestão para que o clube seja modelo no futebol brasileiro. Esse é o Conselho Consultivo, que se reuniu pela primeira vez em 21 de setembro.
Os nomes dos sete conselheiros e os detalhes desse encontro foram revelados em primeira mão pela Revista Forbes, em sua edição brasileira publicada neste fim de semana. Naquele dia, horas antes de o Cruzeiro vencer o Vasco por 3 a 0 no Mineirão e selar sua volta à elite nacional, o grupo foi recebido por Ronaldo no Hotel Fasano, em Belo Horizonte.
De acordo com o relato da Forbes, a reunião passou a limpo tudo que foi feito no Cruzeiro desde 18 de dezembro de 2021. Estiveram na pauta: balanço de finanças, atualização dos passivos e ideias para geração de novas receitas. Alguns planos para os próximos dez anos do clube foram apresentados.
Mas quem são os sete integrantes do Conselho Consultivo do Cruzeiro SAF e quais serão as áreas de atuação de cada um deles? Veja a seguir!
Nicola Calicchio
Presidente do conselho consultivo
Mineiro, cruzeirense e sócio do clube social, Nicola Calicchio se formou em engenharia civil pela UFMG e assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração do laboratório Cimed em setembro.
Calicchio teve longa carreira na consultoria McKinsey. Foi membro do Comitê Executivo Global e Global Chairman do Conselho de Clientes da empresa. Ele também integrou conselhos de Softbank, Península e Morgan Stanley.
Eduardo Navarro
Comitê de estratégia e ESG (práticas ambientais, sociais e de governança)
Eduardo Navarro de Carvalho nasceu em Belo Horizonte e é cruzeirense. Formado em Engenharia Metalúrgica na UFMG, o mineiro é diretor global de comunicação, marca, assuntos públicos e sustentabilidade na Telefónica Espanha. Trabalha na Telefónica Brasil (Vivo) desde 1999 e ocupou, dentre vários cargos, o posto de presidente da empresa entre 2016 e 2018.
Pedro Mesquita
Comitê financeiro
Cruzeirense e mineiro de Três Pontas, Pedro Mesquita é chefe do banco de investimentos XP. Foi o responsável por intermediar a venda de 90% das ações da SAF do Cruzeiro a Ronaldo.
Denis Caldeira
Comitê de tecnologia
Denis Caldeira de Almeida passou por grandes empresas como Google e Facebook. Atua como conselheiro de diferentes companhias e instituições, como o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).
Nesse sábado, ele escreveu em uma rede social: "Me sinto orgulhoso e lisonjeado de fazer parte do conselho consultivo recém formado com tanta gente que admiro".
Amir Bocayuva Cunha
Comitê de compliance
Amir é sócio da área de Direito Societário e Empresarial do BMA desde 1997. Possui vasta experiência em operações de fusões e aquisições, joint-ventures e outras modalidades associativas, criação de estruturas jurídicas para investimentos estrangeiros no Brasil, bem como em negociação de contratos e disputas societárias.
Ricardo Dias
Comitê de marca e inovação
Ricardo é fundador do grupo de comunicação e marketing Adventures. Foi vice-presidente e diretor de marketing da Ambev. Como voluntário ou consultor, participou do conselho de grandes empresas brasileiras.
Lilian Guimarães
Comitê de RH e cultura
Lilian é conselheira de administração e mentora na LL Guimarães Consultoria em RH e Educação. Passou por grandes corporações, como CVC Corp, Suzano Papel e Celulose S.A, EXEC e ProPay S.A.
Cruzeiro SAF
Na estrutura do Cruzeiro, Ronaldo é sócio majoritário da SAF e também presidente do Conselho de Administração. Desde que anunciou a aquisição de 90% das ações, o Fenômeno nomeou Gabriel Lima como CEO e Alexandre Cobra como secretário-geral.