Cruzeiro pode terminar Série B com vários recordes (Foto: Staff Images/Cruzeiro)


Reerguer esportivamente um clube que tanto sofreu nos últimos anos já é, pelo feito em si, histórico. Porém, este Cruzeiro - que se glorifica como o time que voltou à elite do futebol nacional - pode terminar 2022 detentor de até 10 recordes na Série B de pontos corridos, formato adotado em 2006 (veja na galeria abaixo).





Ao menos três marcas estão garantidas. O Cruzeiro deste ano é o time que conseguiu o acesso com maior antecipação. Bastaram 31 rodadas - uma a menos que o Corinthians de 2008 e o Palmeiras de 2013, recordistas anteriores.

Dugout


Outro que orgulha o torcedor diz respeito à presença constante nos jogos em casa. O Cruzeiro terminará a Série B com a maior média de público dos pontos corridos

Atualmente, o número é de 40.002 torcedores por partida. Se ninguém for ao Mineirão nas três rodadas que restam como mandante, a marca cai para 33.685 - que já é superior aos 31.922 que o arquirrival e antigo recordista Atlético registrou em 2006.




O terceiro recorde é o de invencibilidade. São 14 partidas consecutivas sem perder na Segunda Divisão, mesma quantidade do Náutico de 2021 e do Vasco desta temporada. Se pontuar contra a Ponte Preta nesta quarta-feira, o Cruzeiro se isolará como o detentor da maior sequência.

Cruzeiro busca mais recordes


Na Toca da Raposa, o discurso do elenco e da comissão técnica é de que o acesso antecipado e os recordes já conquistados não podem resultar em acomodação.

"O Cruzeiro, pela grandeza, não poderia somente voltar para a Série A. Ele tem que voltar com uma grande volta", disse o goleiro Rafael Cabral.

Dugout


"A gente já fez o acesso mais rápido da história e queremos bater outras metas. Subimos, queremos ser campeões o mais rapidamente possível, fazer o maior número de pontos possível, queremos marcar nosso nome na história do clube e da Série B. O Cruzeiro é gigante e, por onde passar, tem que marcar história", completou.




Nesse sentido, há pelo menos outros sete recordes que o Cruzeiro mira daqui até o fim da competição. O próximo pode ser conquistado ainda nesta semana: o título com mais rodadas de antecedência na Série B por pontos corridos.

A marca pertence ao Corinthians, que em 2008 levou o título na 34ª partida. O Cruzeiro pode conquistar na 32ª. Para isso, precisa vencer a Ponte Preta nesta quarta-feira e torcer para derrotas de Grêmio e Bahia para Sampaio Corrêa e Chapecoense, respectivamente, na sexta.

O time celeste ainda busca a melhor campanha da história da Série B por pontos corridos (85 pontos), a melhor campanha como mandante (50 pontos), a melhor defesa (21 gols sofridos), o maior número de vitórias (25), o menor número de derrotas (três) e a maior diferença entre campeão e vice (17 pontos).

São as metas restantes para o time que, nesta quarta, encara a Ponte em Campinas. A bola rola às 19h, no Moisés Lucarelli.