Com o acesso à Primeira Divisão já garantido, o Cruzeiro começa a se preparar para a próxima temporada, mas sem desviar o foco do título da Série B do Campeonato Brasileiro. Devido à grave crise financeira enfrentada pelo clube mineiro, ainda há incerteza de como será o primeiro ano da Raposa após o retorno à elite.
O Cruzeiro foi absoluto na competição nacional desta temporada. Líder com 68 pontos, a equipe dirigida pelo técnico Paulo Pezzolano conquistou o acesso matemático com sete rodadas de antecendência - o mais rápido da história.
Agora, de olho no próximo ano, o Cruzeiro se apega aos exemplos positivos de grandes clubes brasileiros que foram rebaixados à Segundona e voltaram a ter destaque no cenário nacional. No entanto, há o alerta para outros casos de insucessos.
O Superesportes listou como foi o desempenho esportivo de oito grandes clubes em anos de volta à elite: Grêmio, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, Atlético, Corinthians, Vasco e Internacional.
Como foram os anos após o acesso dos grandes clubes do futebol brasileiro
Grêmio
O primeiro grande time rebaixado à Série B foi o Grêmio, em 1991. O clube gaúcho conseguiu o acesso na temporada seguinte ao terminar o campeonato na 9ª colocação. Na oportunidade, 12 times se classificaram à Primeira Divisão.
Em 1993, ano do retorno à elite, o Tricolor foi campeão do Gauchão; vice-campeão da Copa do Brasil - perdeu a decisão para o Cruzeiro; chegou às quartas de final da Supercopa Libertadores; e não se classificou à segunda fase do Brasileiro.
Na segunda vez que disputou a Série B, em 2005, o time gaúcho foi campeão. O bom momento dentro de campo também se repetiu na temporada seguinte, apesar da eliminação precoce na 2ª fase da Copa do Brasil para o 15 de Novembro. O Imortal faturou o Estadual, terminou o Brasileirão na 3ª posição e conquistou uma vaga para a Copa Libertadores.
Na atual temporada, o clube gaúcho está perto de confirmar o acesso à Série A. Segundo o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem 95,1% de chances de subir. O time tricolor está na segunda posição, com 53 pontos.
Fluminense
Outro grande do futebol brasileiro, o Fluminense passou por um momento mais complicado que os demais. Rebaixado em 1997, o clube carioca enfrentou outro descenso: caiu para a Série C em 1998. Na volta à elite, em 2000, graças à criação da Copa João Havelange, o Tricolor das Laranjeiras não teve bom desempenho.
O clube carioca foi o 8º colocado no Torneio Rio-São Paulo, o primeiro disputado naquele ano. Já no Estadual, nem classificou às fases finais. A equipe também colecionou outras duas decepções no restante da temporada: eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil, pelo Atlético, e nas oitavas da Copa João Havelange pelo São Caetano.
Palmeiras
Nas duas vezes que disputou a Segundona, em 2003 e 2013, o Palmeiras terminou como campeão. Contudo, os desempenhos nas temporadas subsequentes foram distintos.
Logo no início de 2004, o Verdão deu mostras de que poderia dar a volta por cima ao terminar o Paulista na quarta posição. Nem mesmo a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil para o Santo André desanimou os palmeirenses.
Durante o ano, o Alviverde teve um grande motivo para comemorar. O Palmeiras encerrou sua participação na Série A na quarta posição e, consequentemente, conseguiu uma vaga para a Libertadores de 2005.
Porém, o mesmo não se repetiu na segunda vez que o Palmeiras retornou à elite (2014). O desempenho da equipe paulista foi bem abaixo do esperado pela diretoria: queda nas quartas de final do Estadual, eliminação nas oitavas da Copa do Brasil e 16º posição no Brasileirão.
Botafogo
O Botafogo também coleciona uma série de rebaixamentos à Segunda Divisão. O clube carioca caiu em 2002, 2014 e 2020 e conseguiu o acesso nos anos seguintes, sendo campeão nos dois últimos. No entanto, a volta à elite teve cenários esportivos diferentes.
No primeiro deles, em 2004, o Alvinegro não se classificou às fases finais do Cariocão, foi eliminado pelo Gama (DF) na segunda etapa da Copa do Brasil e terminou na 20ª posição no Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o torneio era disputado por 24 equipes e só as quatro últimas eram rebaixadas.
Já em 2016, o Botafogo conseguiu ter mais sucesso. Apesar da eliminação nas oitavas da Copa do Brasil, o Fogão foi vice-campeão do Estadual e quinto colocado no Brasileirão. A posição de destaque no torneio nacional deu ao clube a chance de disputar a primeira fase da Libertadores de 2017.
Mesmo com maior investimento financeiro para esta temporada, a campanha do Botafogo neste ano é inferior a de 2016. O clube foi semifinalista do Carioca, mas acabou eliminado nas oitavas da Copa do Brasil e está na 10ª colocação na Série A.
Atlético
Maior rival do Cruzeiro, o Atlético foi outro clube que teve boa campanha esportiva após a volta ao principal cenário nacional. Campeão da Série B em 2006, o time alvinegro faturou o Mineiro de 2007, avançou até as quartas da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão na oitava posição.
O desempenho na Série A deu ao clube mineiro a chance de disputar uma competição internacional em 2008: a Copa Sul-Americana.
Corinthians
Muitas pessoas dizem que o Corinthians é um dos grandes exemplos de time que se tornou uma das potências do país após o retorno à elite. Rebaixado em 2007, o clube paulista conseguiu dar a volta por cima no ano seguinte ao conquistar a Série B.
O Timão também manteve o embalo dos títulos em 2009. Naquele ano, o time comandado por Ronaldo Fenômeno em campo conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Além disso, se garantiu na Libertadores de 2010 e terminou o Brasileirão na 10ª posição.
Vasco
Entre os grandes clubes do país, o Vasco é o que coleciona o maior número de rebaixamentos à Série B - quatro (2008, 2013, 2015 e 2020). O Cruz-maltino não teve grandes sucessos nos anos após o seu retorno.
A primeira volta à elite nacional foi a mais produtiva esportivamente. Ao terminar a Série A na 11ª posição, o time carioca se classificou à Sul-Americana de 2011. No entanto, foi eliminado nas semifinais do Carioca e da Copa do Brasil.
A maior decepção vascaína veio em 2015. Depois de conseguir o acesso à Primeira Divisão, em 2014, o clube não conseguiu se firmar na elite e foi rebaixado novamente. Nesse mesmo ano, foi campeão carioca e eliminado nas quartas da Copa do Brasil.
Já em 2017, o Vasco superou as adversidades e conseguiu avançar à primeira fase da Libertadores com a boa campanha no Brasileirão - sétima posição. Antes disso, os cariocas foram semifinalistas do Estadual.
Nesta temporada, o Cruz-Maltino luta para voltar à Série A. O time comandado pelo técnico Jorginho está na quarta posição na tabela de classificação, com 48 pontos, e tem 53,9% de chance de acesso, segundo os cálculos da UFMG.
Internacional
Por fim, o Internacional não teve bom desempenho nas primeiras competições do ano após o acesso, em 2017. No Gauchão de 2018, o Colorado foi eliminado pelo rival Grêmio ainda nas quartas de final. Já na Copa do Brasil o algoz foi o Vitória, nas quartas.
Por sua vez, o time gaúcho deu a volta por cima no terceiro trimestre do ano e terminou o Campeonato Brasileiro na terceira posição. Com isso, conquistou uma vaga para a Libertadores de 2019.
Clubes que subiram e suas campanhas no ano seguinte na elite:
Grêmio
Caiu em 1991 e subiu em 1992 como 9º colocado na Série B
No ano da volta à elite nacional, em 1993, o Grêmio foi:
- campeão do Campeonato Gaúcho
- vice-campeão da Copa do Brasil (perdeu para o Cruzeiro)
- chegou às quartas de final da Supercopa Libertadores (caiu para o São Paulo)
- não classificou à segunda fase do Campeonato Brasileiro
Fluminense
Caiu em 1997, foi rebaixado à Série C em 1998 e subiu diretamente para a Série A em 1999
No ano da volta à elite nacional, em 2000, o Fluminense foi:
- último colocado (8º) no Torneio Rio-São Paulo
- Campeonato Carioca: 5º lugar na Taça Guanabara e 4º lugar na Taça Rio
- eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil (caiu para o Atlético)
- eliminado nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro (caiu para o São Caetano)
Palmeiras
Caiu em 2002 e subiu em 2003 como campeão da Série B
No ano da volta à elite nacional, em 2004, o Palmeiras foi:
- 4º colocado no Campeonato Paulista
- eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil (caiu para o Santo André)
- 4º colocado no Campeonato Brasileiro
- conquistou vaga à Libertadores de 2005 pela posição no Brasileiro
Botafogo
Caiu em 2002 e subiu em 2003 como vice-campeão da Série B
No ano da volta à elite nacional, em 2004, o Botafogo foi:
- Campeonato Carioca: 5º lugar na Taça Guanabara e 5º lugar na Taça Rio
- eliminado na segunda fase da Copa do Brasil (caiu para o Gama)
- 20º colocado no Campeonato Brasileiro (primeiro time fora do Z4)
Grêmio
Caiu em 2004 e subiu em 2005 como campeão da Série B
No ano da volta è elite nacional, em 2006, o Grêmio foi:
- campeão do Campeonato Gaúcho
- eliminado na segunda fase da Copa do Brasil (caiu para o 15 de Novembro)
- 3º colocado no Campeonato Braisleiro
- conquistou vaga à Libertadores de 2007 pela posição no Brasileiro
Atlético
Caiu em 2005 e subiu em 2006 como campeão da Série B
No ano da volta à elite nacional, em 2007, o Atlético foi:
- campeão do Campeonato Mineiro
- eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil (caiu para o Botafogo)
- 8º colocado no Campeonato Brasileiro
- conquistou vaga à Sul-Americana de 2008 pela posição no Brasileiro
Corinthians
Caiu em 2007 e subiu em 2008 como campeão da Série B
No ano da volta à elite nacional, em 2009, o Corinthians foi:
- campeão do Campeonato Paulista
- campeão da Copa do Brasil
- 10º colocado no Campeonato Brasileiro
- conquistou vaga à Libertadores pelo título da Copa do Brasil
Vasco
Caiu em 2008 e subiu em 2009 como campeão da Série B
No ano da volta à elite nacional, em 2010, o Vasco foi:
- eliminado na semifinal do Campeonato Carioca (caiu para o Flamengo)
- eliminado na semifinal da Copa do Brasil (caiu para o Vitória)
- 11º colocado no Campeonato Brasileiro
- conquistou vaga à Sul-Americana pela posição no Brasileiro
Palmeiras
Caiu em 2012 e subiu em 2013 como campeão da Série B
No ano da volta à elite nacional, em 2014, o Palmeiras foi:
- eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista (caiu para o Santos)
- eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil (caiu para o Athletico Paranaense)
- 16º colocado do Campeonato Brasileiro
Vasco
Caiu em 2013 e subiu em 2014 como terceiro colocado da Série B
No ano da volta à elite nacional, em 2015, o Vasco foi:
- campeão do Campeonato Carioca
- eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil (caiu para o São Paulo)
- rebaixado na 16ª posição do Campeonato Brasileiro
Botafogo
Caiu em 2014 e subiu em 2015 como campeão da Série B
No da volta à elite nacional, em 2016, o Botafogo foi:
- vice-campeão do Campeonato Carioca (perdeu para o Vasco)
- eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil (caiu para o Cruzeiro)
- quinto colocado do Campeonato Brasileiro (se classificou à pré-Libertadores)
Vasco
Caiu em 2015 e subiu em 2016 como terceiro colocado da Série B
No ano da volta à elite, em 2017, o Vasco foi:
- semifinalista do Campeonato Carioca (caiu para o Fluminense)
- eliminado na terceira fase da Copa do Brasil (caiu para o Vitória)
- sétimo colocado do Campeonato Brasileiro (se classificou à pré-Libertadores)
Internacional
Caiu em 2016 e subiu em 2017 como vice-campeão da Série B
No ano da volta à elite, em 2018, o Internacional foi:
- eliminado nas quartas de final do Campeonato Gaúcho (caiu para o Grêmio)
- eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil (caiu para o Vitória)
- terceiro colocado do Campeonato Brasileiro (se classificou à Libertadores)
Botafogo
Caiu em 2020 e subiu em 2021 como campeão da Série B
No ano da volta à elite nacional, em 2022, o Botafogo foi
- semifinalista do Campeonato Carioca (caiu para o Fluminense)
- eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil (caiu para o América)
- está em décimo lugar no Campeonato Brasileiro (competição em andamento)