Gabriel Lima, Lênin Franco e Ronaldo durante encontro na Toca da Raposa II (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

De acordo com o jornalista Paulo Vinícius Coelho, do Grupo Globo, o Cruzeiro anunciará, nas próximas semanas, um patrocínio máster maior que o do arquirrival Atlético. A informação foi divulgada durante o podcast A Mesa, apresentado por André Rizek.




"O Cruzeiro promete anunciar, nas próximas semanas, o terceiro maior contrato de patrocínio de camisa. Isso não inclui Crefisa. Mas vai pagar mais do que os sites de apostas estão pagando para Atlético e Fluminense", noticiou o comentarista. 

"Tudo isso pensando e imaginando que o nome Ronaldo ajuda a trazer parceiros. Isso pode fazer o Cruzeiro bater a faixa de R$ 300 milhões (de receita em 2023)", complementou PVC, que não deu mais detalhes sobre as negociações.

Procurados pela reportagem, dois membros da diretoria do Cruzeiro não confirmaram oficialmente as informações.

Desde que comprou 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo não pôde negociar muitos contratos de patrocínio. Isso porque grande parte das propriedades do uniforme celeste, por exemplo, já estavam vendidas.



R$ 23 milhões?


Em abril, o jornalista Jorge Nicola, colunista do Superesportes, noticiou que o Cruzeiro havia precificado seu espaço máster do uniforme em R$ 23 milhões - valor que só é inferior aos acordos de Flamengo (banco BRB) e Palmeiras (Crefisa).

Ainda de acordo com Nicola, porém, o valor seria para uma realidade de Série B. Na última quarta-feira (21), ao derrotar o Vasco por 3 a 0, no Mineirão, o Cruzeiro garantiu acesso matemático à Série A do Campeonato Brasileiro.

E o Supermercados BH?


Atualmente, o Cruzeiro estampa a marca do Supermercados BH no espaço mais nobre de sua camisa. Velha parceira do clube, a empresa tem como dono Pedro Lourenço, que já se reuniu com Ronaldo em algumas oportunidades. A rede ainda tem contrato com a Raposa.




No fim de junho, em entrevista ao Superesportes, o diretor de negócios do Cruzeiro, Lênin Franco, comentou sobre a possibilidade de trocar patrocínios. Ele lembrou que, no uniforme da equipe feminina, isso foi feito.



"Isso é uma oportunidade que a gente não pode antecipar o patrocinador atual. Eu não posso chegar para ele agora e dizer: 'Se chegar alguém que pague mais, você sai?'. Todo contrato você tem cláusula de saída. A mais simples é multa. Mas a gente quer cumprir todos", disse

"Obviamente, eu preciso melhorar a receita do clube. Então, a gente está no mercado conversando com um tanto de empresa. Tem que conversar sempre. Se não é para agora, é para 2023, para 2024, a gente sempre monitora o mercado", complementou.

Betano e o Atlético


Embora valores oficiais não tenham sido divulgados, especula-se que o contrato de patrocínio da Betano com o Atlético, por exemplo, renda ao clube mineiro cerca de R$ 15 milhões por ano. 




O acordo é válido até o fim de 2024 e foi reajustado no fim do ano passado, depois das conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Já o Fluminense, de acordo com o jornal Lance, do Rio de Janeiro, assinou um primeiro acordo para receber R$ 15 milhões por dois anos de contrato (entre junho de 2021 e junho de 2023). No fim do ano passado, contudo, o contrato foi renovado com valores maiores.