Estevão, o Messinho, tem 18 gols em 24 jogos pelo sub-17 do Palmeiras. Os números são do site 'OGol' (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Considerado uma das maiores joias do futebol brasileiro, o jovem Estevão, de 15 anos, também conhecido como 'Messinho', foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17. 




Formado inicialmente pelas categorias de base do Cruzeiro, ele está na lista de 22 jogadores divulgada pelo técnico Phelipe Leal nesta sexta-feira (23). O grupo participará do período de preparação para o Sul-Americano da categoria, marcado para 2023.

Além dos treinos em Cotia, no Centro de Treinamento do São Paulo, na região metropolitana da cidade de São Paulo,  os jogadores participarão de um jogo-treino. O adversário ainda não está definido. O grupo realizará os trabalhos entre 3 e 11 de outubro.

Entre clubes mineiros, o único que cedeu jogadores para a lista da Seleção Brasileira foi o Atlético. Phelipe Leal convocou o lateral-direito Vitor Reis, de 16 anos. Veja a lista completa no fim desta reportagem. 




Litígio com o Cruzeiro


Estevão ganhou o apelido de Messinho na base do Cruzeiro. Ele foi o pivô de um dos escândalos envolvendo a gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá. O jovem atacante deixou a Raposa em maio do ano passado e assinou um contrato de formação com o Palmeiras.

Ivo Gonçalves, pai de Estevão, recebia remuneração de R$10 mil mensais no Cruzeiro. Depois, o salário aumentou. Entre junho de 2018 e abril de 2019, Ivo embolsou R$102 mil. Ele processa o Cruzeiro na Justiça do Trabalho.

Por outro lado, Ivo Gonçalves é réu em processo criminal que envolve supostas irregularidades no Cruzeiro. O pai de Estevão foi indiciado por crime de falsidade ideológica.




Entenda o caso


Estevão foi um dos temas de reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, em maio de 2019. Na ocasião, a emissora revelou que o Cruzeiro, então administrado por Pires de Sá, cedeu 20% dos direitos econômicos da criança como garantia de empréstimo obtido com o empresário Cristiano Richard dos Santos Machado.

Messinho, ainda criança, com a camisa do Cruzeiro na Toca da Raposa I (Foto: Reprodução)

A comercialização dos direitos econômicos da criança não poderia ter sido concretizada. Inicialmente, porque a Fifa determinou, em 2015, que apenas clubes e jogadores podem ter partes de direitos econômicos. 

Depois, porque revelações só podem assinar contratos profissionais com os clubes a partir dos 16 anos. Até lá, só existe o contrato de formação, sem direitos federativos ou econômicos.




Mesmo após a repercussão extremamente negativa sobre a comercialização desses 'direitos', o Cruzeiro voltou a negociar, em 1º de junho de 2019, outros 15% do 'passe' da criança. A transação foi feita com o Estrela Sports Ltda, do então conselheiro Fernando Ribeiro de Morais.

Lista de convocados da Seleção Brasileira Sub-17


Goleiros

Phillipe Gabriel - Vasco
Caio Barone - Flamengo

Zagueiros

Vitor Nunes - Palmeiras
Dayvisson - Athletico Paranaense
João Paulo Dalla Corte - Internacional
Isac - Red Bull Bragantino

Laterais

Vitor Reis - Atlético
João Pedro Chermont - Santos
João Henrique - Fluminense
João Victor - Santos

Meio-campistas

Matheus Ferreira - Vasco da Gama
Bernardo Valim - Botafogo
Lucas Camilo - Grêmio
Guilherme Batista - São Paulo
Eduardo Anastácio - Athletico Paranaense
Riquelme - Fluminense

Atacantes

Rayan - Vasco da Gama
Estevão - Palmeiras
Pedrinho - Corinthians
Rodrigo Cezar - Santos
Endrick - Palmeiras
Ricardo - Internacional