A confirmação do acesso matemático do Cruzeiro à Série A do Campeonato Brasileiro da próxima temporada deixou a torcida celeste em total estado de euforia. Neste momento, os cruzeirenses relacionam a 'conquista' apenas aos nomes que ainda integram o elenco de Paulo Pezzolano. Mas jogadores que já deixaram a Toca da Raposa também contribuíram de alguma forma com o feito.
Ao todo, 40 atletas entraram em campo pelo Cruzeiro nos 31 jogos disputados na Segunda Divisão. Desses, apenas seis não estão mais no clube, mas fizeram parte da luta pelo acesso.
A lista dos jogadores que deixaram o clube mineiro durante a Série B é encabeçada por Adriano. O volante de 22 anos recebeu 14 oportunidades com o técnico Paulo Pezzolano antes de acertar sua transferência para o Santa Clara, de Portugal, em agosto deste ano.
Antes de deixar o Cruzeiro, Adriano teve participação marcante em um jogo da Segundona. Foi dele o primeiro gol celeste na vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino, no Mineirão, pela 18ª rodada.
Na sequência, Rafael Santos aparece como o jogador com maior número de jogos pela Raposa. O lateral-esquerdo disputou 13 partidas na competição nacional até ser emprestado ao Coritiba, também em agosto.
Vitor Leque é o terceiro nome na lista dos atletas que também participaram da campanha do acesso. Nas primeiras rodadas da Série B, o atacante recebeu seis chances com Pezzolano, mas acabou fora dos planos do uruguaio para o restante da competição. Por esse motivo, foi emprestado ao Juventude até o fim deste ano.
Jogadores da base
Três jogadores da base do Cruzeiro - e que já se despediram - também deram sua contribuição na campanha. O meio-campista Diego Miticov, e os atacantes Marcelinho e Vitor Roque atuaram na Série B antes de deixarem o clube celeste.
Miticov disputou quatro jogos antes de ter seu contrato encerrado pela Raposa. Já Marcelinho, que atualmente defende o Água Santa-SP, entrou em campo em duas ocasiões na competição.
Vitor Roque soma apenas uma apresentação pelo Cruzeiro na Série B. Titular em boa parte do primeiro semestre deste ano, o atacante começou no banco de reservas na derrota para o Bahia, por 2 a 0, na Fonte Nova. No entanto, ele foi acionado por Pezzolano na segunda etapa.
Grande promessa da base do Cruzeiro, Roque deixou o clube mineiro após o Athletico-PR depositar em juízo os R$ 24 milhões de sua multa rescisória e conseguir convencer o atacante a se transferir para Curitiba.
Jogadores que deixaram o clube
Há também o caso dos atletas que integraram o elenco celeste durante a Segunda Divisão, mas não atuaram em nenhum jogo. São eles: o goleiro Gabriel Brazão, que voltou à Inter de Milão-ITA; os zagueiros Paulo, vendido ao Santa Clara-POR, e Mathueus Silva, emprestado à Ponte Preta; além do meio-campista Marco Antônio, que rescindiu contrato com a Raposa e foi para o Goiás.
Esses jogadores também estão na lista de atletas que fizeram parte do acesso celeste.
Atletas que entraram em campo pelo Cruzeiro até a 31ª rodada da Série B:
Goleiro:
- Rafael Cabral (31 jogos)
Zagueiros:
- Lucas Oliveira (29 jogos, 1 gol)
- Eduardo Brock (27 jogos, 2 gols)
- Zé Ivaldo (25 jogos)
- Wagner Leonardo (5 jogos, 1 gol)
- Luís Felipe (1 jogo)
- Pedrão (1 jogo)
Laterais:
- Matheus Bidu (24 jogos, 1 gol)
- Geovane Jesus (21 jogos, 1 gol)
- Rafael Santos (13 jogos)*
- Rômulo (10 jogos)
- Wesley Gasolina (6 jogos)
- Marquinhos Cipriano (2 jogos)
- Kaiki (2 jogos)
Volantes:
- Neto Moura (28 jogos)
- Willian Oliveira (20 jogos, 1 gol)
- Machado (20 jogos, 1 gol)
- Adriano (14 jogos, 1 gol)*
- Pedro Castro (10 jogos)
- Pablo Siles (5 jogos)
Meias:
- Daniel Júnior (22 jogos, 2 gols)
- Leonardo Pais (15 jogos, 1 gol)
- Fernando Canesin (11 jogos)
- Chay (6 jogos)
- Diego Miticov (4 jogos)*
- João Paulo (1 jogo)
- Breno (5 jogos)
Atacantes:
- Edu (27 jogos, 9 gols)
- Luvannor (23 jogos, 6 gols)
- Rodolfo (16 jogos, 1 gol)
- Jajá (13 jogos, 3 gols)
- Rafa Silva (13 jogos, 4 gols)
- Bruno Rodrigues (12 jogos, 3 gols)
- Lincoln (6 jogos, 1 gol)
- Vitor Leque (6 jogos)*
- Waguininho (6 jogos)
- Stênio (5 jogos, 2 gols)
- Marcelinho (2 jogos)*
- Jhosefer (1 jogo)
- Vitor Roque (1 jogo)*
*Jogadores que deixaram o Cruzeiro ao longo da Série B*
Saiba mais
- Brock foi o mais utilizado pelo Cruzeiro em período na Série B; veja lista
- Lembra deles? Por onde andam os rebaixados com o Cruzeiro em 2019
- Como campanha do Cruzeiro em casa foi pilar do acesso antecipado à Série A
- De desconhecido a ídolo do Cruzeiro: Pezzolano, o protagonista do acesso
- Acesso do Cruzeiro coroa ano de ações precisas de Ronaldo na SAF