Ronaldo comanda Cruzeiro e Real Valladolid (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

"Estou curtindo demais a minha fase de gestor". Assim Ronaldo Nazário, sócio-majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, descreveu o ano de 2022. E não é para menos. Além de levar a Raposa de volta à elite do futebol brasileiro, o Fenômeno também esteve à frente do acesso do Real Valladolid para a Primeira Divisão na Espanha.





 
"Futebol é apaixonante demais. Estou curtindo demais a minha fase de gestor. Muita gente pergunta se tenho saudade de estar em campo. Passei 20 anos incríveis em campo, muitos deles machucado, na maca. Diria que tenho saudade dos jogos, mas da rotina, zero", disse Ronaldo.
 
Ronaldo assumiu o comando do Cruzeiro neste ano. Logo em sua primeira temporada, conduziu a equipe de volta à Série A. A Raposa, depois de três anos disputando a Série B, vai voltar a jogar a Primeira Divisão do Brasil.
 
Já na Espanha, Ronaldo esteve à frente do Valladolid na queda para a Segunda Divisão, que aconteceu na temporada 2020/21.
 
A passagem da equipe espanhola pela Segunda Divisão durou apenas uma temporada. O Valladolid foi vice-campeão e acabou conquistando o acesso. 
 
Na atual temporada, o time de Ronaldo Fenômeno está na zona de rebaixamento (18ª posição). Em seis jogos, soma apenas quatro pontos (uma vitória, um empate e quatro derrotas).