Líder absoluto da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá uma tarefa desafiadora no confronto com o CRB, às 20h30 deste sábado (17), no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 30ª rodada. Jogando dentro de seus domínios, o time alagoano perdeu apenas uma vez na competição. Nos demais duelos, ganhou seis e empatou oito.
A única derrota do CRB dentro de casa na Segunda Divisão foi diante do Náutico, por 2 a 1, em 27 de abril, ainda na 3ª rodada. Desde então, o Galo de Campina acumula 13 jogos de invencibilidade.
No entanto, a campanha não é suficiente para colocar o CRB entre os melhores mandantes: é apenas o 11º colocado no ranking desse quesito, com 57,7% de aproveitamento. Mas são os 26 pontos somados dentro de casa que sustentam o sonho do acesso à elite nacional do próximo ano.
Na oitava posição na tabela de classificação, com 40 pontos, o CRB ainda luta para alcançar o Vasco (4º colocado, com 45 pontos) nas nove rodadas que restam para o fim da Série B. Segundo os cálculos do departamento matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo tem 4,5% de chance de acesso.
Melhor visitante
Por sua vez, o Cruzeiro se apega ao retrospecto como visitante para conquistar mais uma vitória na competição nacional. O clube mineiro é o melhor nesse quesito, com 21 pontos somados em 42 possíveis - 50% de aproveitamento. Em 14 jogos longe de Belo Horizonte, foram cinco vitórias, seis empates e três derrotas, além de 14 gols marcados e 12 sofridos.
Para ter chance de conquistar o acesso matemático na 31ª rodada, diante do seu torcedor no Mineirão, o Cruzeiro será obrigado a vencer o CRB, neste sábado, e o Vasco, no dia 21 deste mês. Além disso, terá que contar com um tropeço do time carioca nesta rodada.
Histórico
Em 12 partidas contra o CRB, o Cruzeiro levou a melhor em cinco, empatou outras cinco e perdeu duas. Desses, apenas cinco jogos foram válidos pela Série B, e não há vantagem para nenhum clube - uma vitória para cada e três empates.