Pezzolano terá mais nove rodadas para fazer testes e rodar o elenco celeste (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Perto de reconduzir o Cruzeiro à Série A do Campeonato Brasileiro, o técnico Paulo Pezzolano admitiu que pretende rodar o elenco nos próximos jogos da Série B, mas de forma moderada. O plano do treinador uruguaio é dar mais minutos de jogo aos atletas que pouco atuaram até o momento, além de continuar vencendo para conquistar o título da competição.  
 
Após a vitória da Raposa por 1 a 0 sobre o Operário-PR, nessa quinta-feira (8/9), no Mineirão, pela 29ª rodada da Segundona, Pezzolano falou sobre o que deve fazer nos próximos jogos. A tendência é que ele faça mudanças pontuais na equipe. 



 
"Ainda não estou pensando no ano que vem. Estou pensando no próximo jogo. É muito importante seguir ganhando. Algum jogador que não teve oportunidade pode ter. Todos os jogadores vão continuar treinando", disse.
 
Com o resultado diante dos paranaenses, o Cruzeiro voltou a abrir nove pontos de vantagem para o vice-líder Bahia e ampliou para 21 a distância do Londrina, primeiro time fora do grupo de acesso à elite. Segundo o departamento de matemática da UFMG, o clube celeste tem 99,99% de chances de acesso. 
 

Volta por cima

 
Com a matemática a favor do Cruzeiro neste momento da temporada, Pezzolano relembrou as dificuldades enfrentadas pelos mineiros antes da equipe de Ronaldo Fenômeno, dono da SAF cruzeirense, assumir as rédeas do clube. Nas palavras do treinador, o torcedor que 'viu um clube que estava perto de desaparecer' hoje está feliz.  
Dugout
 
 
"No futebol existe a transição, muito consciente quando cheguei aqui. Não é fácil fazer a transição tão rápido como foi. Eles (jogadores) sabem que é muito difícil subir, muito difícil jogar a Segunda Divisão. O Cruzeiro foi muito bem no que jogou em campo. O torcedor via um clube que estava perto de desaparecer, sabia que estava mal e que hoje está perto de voltar de onde merece", destacou. 



 
Depois da vitória sobre o Operário, o Cruzeiro ganha oito dias para descansar e se preparar na Toca da Raposa II. Até domingo (11/9), o elenco receberá folga. A reapresentação será na manhã de segunda (12/9). O compromisso pela 30ª rodada está marcado para 17 de setembro (sábado), às 20h30, diante do CRB, no Rei Pelé, em Maceió-AL. 
 

Matemática para o acesso 

 
Apesar da ansiedade, a Raposa não conseguirá confirmar o acesso diante do CRB. De acordo com o matemático Gilcione Costa, da UFMG, "até a rodada 30, é impossível (...). Na rodada 31, o Cruzeiro tem 10,8% de chance. É uma coisa até plausível", afirmou.
 
Sendo assim, o jogo que pode oficializar a volta do Cruzeiro à Primeira Divisão pode ser diante do Vasco. As equipes se enfrentarão no dia 21 deste mês (quarta-feira), às 21h30, no Mineirão, pela 31ª rodada da Série B.