O Cruzeiro terá, nesta quinta-feira (8), mais uma oportunidade para voltar ao caminho das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. O time celeste recebe o Operário, de Ponta Grossa-PR, a partir das 21h30, no Mineirão.
A última vitória da Raposa foi diante do Náutico, em 26 de agosto, no Independência, pela 26ª rodada. Naquela oportunidade, o time celeste goleou por 4 a 0. Desde então, empatou com Sampaio Corrêa por 1 a 1, no Castelão, em São Luís (MA), e com o Criciúma, também por 1 a 1, no Mineirão.
Outro objetivo do Cruzeiro é deixar a condição de 'virtual' classificado à próxima edição da Série A para garantir o acesso matemático. Hoje, a equipe comandada por Paulo Pezzolano tem 59 pontos - nove a mais que o vice-líder Bahia e 18 a mais que o Londrina, 5º colocado, primeiro clube fora do G4.
Nas arquibancadas, o Cruzeiro voltará a ser empurrado por seu torcedor. Até a última parcial divulgada pelo clube, na tarde dessa quarta (7), mais de 45 mil ingressos já haviam sido comercializados antecipadamente. A expectativa é de que o público volte a ultrapassar 50 mil pessoas no Gigante da Pampulha.
Em campo, Pezzolano precisará superar desafios. Titular em 26 dos 28 jogos do Cruzeiro na Série B, Neto Moura recebeu o terceiro cartão amarelo e precisará cumprir suspensão. Rafa Silva, que entra constantemente durante os compromissos, também ficará fora por ter sido expulso diante do Criciúma.
Para a vaga de Neto, Pezzolano tem uma série de opções. As duas mais prováveis são o retorno de Willian Oliveira ou a escalação de Pablo Siles. Assim, Filipe Machado seria deslocado para cumprir função em posição um pouco mais avançada no campo.
Se o uruguaio optar por um jogador com características mais parecidas com as de Neto, Pedro Castro será o escolhido. Fernando Canesin também poderia ser uma alternativa, mas o jogador não foi relacionado para a partida.
Outras novidades poderão surgir no setor ofensivo. O trio formado por Daniel Jr, Luvannor e Edu poderá ser desfeito. Jajá e Bruno Rodrigues, que falou durante a semana sobre a possibilidade de iniciar entre os 11 iniciais, estão bem cotados com o técnico Paulo Pezzolano.
"A expectativa é muito boa, com casa cheia mais uma vez. Já sobre a questão da titularidade, o professor Paulo deixa tudo em aberto. Estarei à disposição sempre que precisar. Não só eu, mas como todos. Aqui não tem titular nem reserva, todos estão trabalhando para desempenhar o melhor no treino", garantiu o camisa 9.
Operário-PR
Embalado pela vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, na última rodada, o Operário buscará mais um triunfo com objetivo de deixar a zona de rebaixamento da Série B. Hoje, o Fantasma é o 18º colocado, com 30 pontos.
Com praticamente todas as peças à disposição, o técnico Matheus Costa deverá repetir a escalação do último jogo.
No banco de reservas, porém, os paranaenses terão um desfalque. O atacante Felipe Garcia, expulso na partida diante do Londrina, cumprirá suspensão automática.
CRUZEIRO X OPERÁRIO-PR
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina (Geovane), Willian Oliveira (Pablo Siles), Filipe Machado e Matheus Bidu; Jajá (Luvannor ou Daniel Jr), Bruno Rodrigues e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano
Operário-PR
Vanderlei; Arnaldo, Dirceu, Reniê e Fabiano; Rafael Chorão, Fernando Neto e Javier Reina; Paulo Victor, Giovanni Pavani e Jr Brandão. Técnico: Matheus Costa
Motivo: 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 8 de setembro de 2022 (quinta-feira), às 21h30
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Amanda Pinto Matias (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)