Metroviários de BH anunciaram greve na categoria por tempo indeterminado (Foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

Os mais de 17 mil torcedores do Cruzeiro que irão ao estádio Independência, em Belo Horizonte, para acompanhar a partida contra o Náutico, nesta sexta-feira (26/8), às 21h30, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, não poderão utilizar o metrô. Isso porque a modalidade anunciou greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (25/8). 



 
Com a decisão, os cruzeirenses que planejavam ir de metrô até a estação Horto, próxima ao estádio, terão de encontrar outra alternativa.  
 
A greve na categoria se deve ao fato de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter aprovado, por unanimidade, a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas. Com isso, o edital de concessão do metrô de BH à iniciativa privada poderá ser publicado. 
 
Os metroviários acompanharam a votação, que ocorreu em Brasília. Insatisfeitos com o resultado, eles prometeram suspender o serviço a partir desta quinta por tempo indeterminado. Segundo a categoria, não haverá sequer escala mínima de funcionamento. 
 
"O TCU aprovou por unanimidade e, como a gente tinha aprovado, amanhã é greve por tempo indeterminado", disse o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) à Rádio Itatiaia.



 
"O TCU abriu as portas de vez para privatização do metrô e, consequentemente, a demissão dos trabalhadores concursados. Então os trabalhadores não têm mais nada a perder. Os cartazes já foram colocados nas estações avisando a população", acrescentou o sindicato da categoria.
 

Mudança de local 

 
Inicialmente, a partida entre Cruzeiro e Náutico estava marcada para o Mineirão, mas foi transferida pela CBF para o Independência, por solicitação da direção celeste. 

O motivo da mudança é a realização do evento musical Sarará na esplanada do Gigante da Pampulha, no sábado (27/8). O Cruzeiro até tentou antecipar o confronto para quinta-feira (25/8) no mesmo horário, mas a solicitação foi negada pela CBF.