Grêmio e Cruzeiro protagonizam neste domingo (21/8), às 16h, um clássico do futebol nacional na Série B, em partida válida pela 25ª rodada. Antes da partida que ocorrerá na Arena Grêmio, a imprensa gaúcha deu destaque à briga pelas primeiras posições e ainda frisou que trata-se de uma 'caça à Raposa'.
O portal GaúchaZH, que é uma fusão do Jornal Zero Hora com a Rádio Gaúcha, meios tradicionais do Rio Grande do Sul, destacou que o duelo é uma possibilidade de 'caça à Raposa', uma vez que o Cruzeiro é o líder da Série B do Campeonato Brasileiro e o time a ser batido.
Além disso, a mídia ressaltou que vencer o time mineiro é crucial para a reta final de temporada, já que aumentará as chances de título e facilitará um fator interno. Segundo a GZH, a mobilização do Grêmio pela disputa do título é apontada pela diretoria como um fator importante para manter o grupo focado até o final do ano.
Já o Correio do Povo, outra meio de comunicação tradicional do estado gaúcho, salientou que o jogo tem um caráter especial para o Tricolor, pois a equipe de Roger Machado pode se aproximar do líder, mas também ficar mais próximo do objetivo: o retorno à elite do futebol brasileiro.
Para além da briga pelo acesso, o duelo entre Grêmio e Cruzeiro é cercado de rivalidade. As duas equipes já decidiram o título da Copa do Brasil de 1993, vencida pela Raposa; se enfrentaram na Libertadores de 1997 (ano do bicampeonato cruzeirense), na primeira fase e nas quartas de final, e na de 2009, nas semifinais.
Na Série B, o Cruzeiro lidera com folga, com 53 pontos - nove a mais que o vice-líder Bahia e 17 à frente do Tombense, quinto colocado. Grêmio (3º, com 43) e Vasco (4º, com 42), completam o G4. Uma vitória fora de casa colocaria a equipe mineira com a maior vantagem do 1º para o 5º lugar a esta altura da Segunda Divisão: 20 pontos.
Saiba mais