Líder absoluto da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro está muito próximo de celebrar o retorno à Primeira Divisão. No entanto, o time celeste terá um compromisso muito difícil neste domingo (21/8). A partir das 16h, a Raposa enfrenta o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre-RS, pela 25ª rodada da competição nacional.
Para além da briga pelo acesso, o duelo entre Grêmio e Cruzeiro é cercado de rivalidade. As duas equipes já decidiram o título da Copa do Brasil de 1993, vencida pela Raposa; se enfrentaram na Libertadores de 1997 (ano do bicampeonato cruzeirense), na primeira fase e nas quartas de final, e na de 2009, nas semifinais.
Na Série B, o Cruzeiro lidera com folga, com 53 pontos - nove a mais que o vice-líder Bahia e 17 à frente do Tombense, quinto colocado. Grêmio (3º, com 43) e Vasco (4º, com 42), completam o G4. Uma vitória fora de casa colocaria a equipe mineira com a maior vantagem do 1º para o 5º lugar a esta altura da Segunda Divisão: 20 pontos.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 99,97% de chance de subir à Série A. Sendo assim, para garantir de forma definitiva o acesso, a Raposa precisa atingir 67 pontos. Mas, com 62, o clube terá 99,2% de chance de voltar à elite.
Desta forma, faltam apenas nove pontos - o que pode ser representado por três vitórias - para o Cruzeiro atingir o objetivo e finalmente voltar à Primeira Divisão. Porém, de acordo com Neto Moura, o time mineiro não terá vida fácil no duelo contra o Grêmio.
O volante destacou o tamanho do jogo deste domingo e valorizou muito a campanha do time gaúcho, que ficou invicto por 17 partidas na competição. Antes do revés para o CRB, a última derrota gremista havia sido justamente para o Cruzeiro, por 1 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
"A expectativa é muito boa, é um grande jogo de dois clubes de Série A. O Grêmio quando joga na casa deles é um adversário muito difícil, não à toa que ficaram quase um turno sem perder. Mas nós estamos preparados, vamos ter a concentração que o Pezzolano pede e a tranquilidade para aproveitar as oportunidades de gol", disse.
Como chega o Cruzeiro
Para a partida, o técnico Paulo Pezzolano terá quase que força máxima na Raposa. Regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atacante Lincoln foi relacionado pela primeira vez e pode fazer sua estreia.
O treinador uruguaio deixou o zagueiro Luís Felipe, o lateral-direito Rômulo e o meio-campista Fernando Canesin fora da lista de relacionados por opção técnica.
Por outro lado, as ausências ficaram por conta do lateral-direito Geovane Jesus e do polivalente Leonardo Pais, que seguem em fase de transição física. Embora já tenha retornado às atividades após luxação no ombro direito, o atacante Stênio foi novamente preservado.
A tendência é que Pezzolano modifique o time que mandou a campo no empate por 1 a 1 com a Chapecoense, no Mané Garrincha, em Brasília, especialmente por estratégia tática. Wesley Gasolina deve ganhar a vaga de Daniel Júnior na ala direita; Willian Oliveira é outro que disputa uma vaga; no ataque, o centroavante Edu pode voltar no lugar de Luvannor.
Como chega o Grêmio
O técnico Roger Machado tem duas dúvidas na escalação gremista para o duelo com a Raposa. O técnico cogita escalar Ferreirinha no ataque, mas, para isso, Guilherme teria que deixar a equipe titular. A outra incógnita é se ele deve ou não reforçar a marcação no meio campo. Caso escolha essa opção, Bitello entraria na vaga de Campaz.
Quem também deve retornar neste domingo é o lateral-direito Edílson, ex-Cruzeiro, que se recuperou de lesão e tem treinado com a equipe. No entanto, a tendência é que ele comece no banco de reservas.
Por outro lado, Roger não poderá contar com o zagueiro Pedro Geromel, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. Quem deve entrar em seu lugar é Natã, formado na categoria de base do time. Kannemann e Jhonata Robert continuam no departamento médico.
GRÊMIO x CRUZEIRO
Grêmio
Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva e Campaz (Bitello); Biel, Guilherme (Ferreira) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado.
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina (Daniel Júnior), Machado (Willian Oliveira), Neto Moura e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues, Chay e Luvannor (Edu). Técnico: Paulo Pezzolano.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data e horário: Domingo, 21 de agosto de 2022
Motivo: 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (Fifa/SP) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Carvalhaes Miranda (RJ)
Transmissão: Globo, SporTV e Premiere