Adversário do Cruzeiro na 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem um elenco cheio de jogadores que foram campeões pelo clube celeste na última década. Segundo torcedores nas redes sociais, as chances de um jogador marcar gol aumentam quando ele enfrenta uma equipe em que já atuou. O que ocasiona isso? A "lei do ex".
Diogo Barbosa
Contratado em dezembro de 2016, Diogo Barbosa foi titular na lateral-esquerda do Cruzeiro durante toda a temporada seguinte, quando a equipe chegou à final do Campeonato Mineiro e venceu a Copa do Brasil.
As boas atuações ofensivas do jogador chamaram a atenção do Palmeiras, que fechou sua contratação em novembro de 2017 por R$ 17,5 milhões. Durante seu tempo em Minas Gerais, o defensor realizou 60 jogos e marcou dois gols.
Atleta do Grêmio desde 2020, Diogo já entrou em campo dez vezes nesta edição da Série B. Apesar de ter jogado os 90 minutos na última rodada, o defensor de 30 anos alterna entre os times titular e reserva e só contribuiu com uma assistência no campeonato.
Lucas Silva
Lucas Silva foi um dos jogadores mais vitoriosos do Cruzeiro na última década. O volante participou de forma ativa dos títulos da Série A em 2013 e 2014, da Copa do Brasil em 2017 e 2018 e do Campeonato Mineiro em 2014, 2018 e 2019.
Revelado na Toca da Raposa em 2012, Lucas teve duas passagens pelo time profissional e atuou em 193 partidas, com seis gols marcados. Ele foi eleito o melhor jogador de sua posição no Campeonato Brasileiro de 2014.
Sem espaço no Grêmio, equipe que defende desde 2020, o meio-campista de 29 anos foi especulado no Botafogo nas últimas semanas, mas negou qualquer chance de transferência nesta janela. Nas últimas cinco partidas do Tricolor na Série B, ele não saiu do banco de reservas.
Diego Souza
Considerado a principal contratação do Cruzeiro para a temporada de 2013, Diego Souza deixou o clube poucos meses depois, sem deixar muitas saudades ao torcedor. Durante sua passagem, ele disputou 25 jogos e marcou oito gols, mas acabou ofuscado pelo grande desempenho do time após sua saída para o Metalist, da Ucrânia, por R$ 9 milhões.
Naquele ano, o Cruzeiro foi tricampeão brasileiro sob o comando de Marcelo Oliveira. As principais estrelas da conquista foram os meias Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, que conduziram a equipe à uma campanha de 76 pontos no campeonato.
Desde sua saída do futebol mineiro, Diego Souza voltou ao Brasil e atuou por diversas equipes das Séries A e B. Jogador do Grêmio desde 2020, o veterano de 37 anos já vestiu a camisa tricolor 136 vezes nesta passagem e balançou as redes em 68 oportunidades. É titular absoluto nesta temporada.
Jhonata Robert
Formado na base do Grêmio, Jhonata Robert chegou ao Cruzeiro por empréstimo em janeiro de 2020. Apesar de ter assinado contrato até dezembro daquele ano, o meia-atacante retornou mais cedo ao Tricolor, devido à solicitação do clube gaúcho.
Pelo Cruzeiro, Jhonata participou de sete jogos e fez um gol. Devido a uma lesão ligamentar no joelho esquerdo, o atleta de 22 anos ainda não entrou em campo em 2022. Em fase de transição física, ele voltou a treinar com o time gremista nessa semana.
Edilson
Outro jogador do plantel tricolor que acaba de se recuperar de lesão é o lateral-direito Edilson. O jogador lidava com problemas na coxa direita, que o tiraram de todos os jogos do Grêmio desde o mês de junho.
Apesar de ter entrado em campo apenas cinco vezes nesta Série B, Edilson está à disposição do técnico Roger Machado e deve ficar no banco contra o Cruzeiro, equipe em que entre 2018 e 2020.
Campeão da Copa do Brasil e bicampeão mineiro nesse período, o defensor foi um dos poucos atletas que permaneceram no clube celeste após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2019. Ao todo, participou de 75 jogos e marcou três gols com a camisa do Cruzeiro.
Saiba mais