Lincoln balançou a rede nos acréscimos da partida contra o Grêmio (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


Recém-contratado pelo Cruzeiro, Lincoln  pode estrear com a camisa celeste na partida contra o Grêmio, neste domingo (21), às 16h, em Porto Alegre, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.  De volta ao futebol nacional após passagem pelo Japão, o atacante tem boas lembranças de um confronto com o Tricolor na época em que defendia o Flamengo. 



Dugout

Na Copa do Brasil de 2018, Grêmio e Flamengo abriram o confronto das quartas de final em Porto Alegre. Os gaúchos saíram na frente com gol de Luan, aos 38 minutos do primeiro tempo. Nos acréscimos da partida, Lincoln, então com 17 anos, empatou para o rubro-negro por 1 a 1. No jogo da volta, no Maracanã, os cariocas levaram a melhor por 1 a 0, com gol de Everton Ribeiro, e avançaram no torneio. 

Contratado por empréstimo junto ao Vissel Kobe, do Japão, Lincoln chegou ao Cruzeiro na semana passada. Desde então, vem fazendo trabalhos intensos para retomar a melhor condição física o quanto antes. O atacante afirmou que ainda está se acostumando com o nível de exigência física cobrado pelo técnico Paulo Pezzolano. 

Apesar do pouco tempo de trabalho na Toca II, Lincoln se colocou à disposição do treinador uruguaio para enfrentar o Grêmio. "Estou à disposição e quero jogar. Vou fazer de tudo para ajudar o Cruzeiro a conseguir o acesso e o título", declarou. 




O atacante foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nessa segunda-feira (15/8), e ganhou condições legais de jogo. Lincoln é um dos oito reforços na janela de transferências do meio do ano - também foram anunciados o zagueiro Luís Felipe, o lateral-direito Wesley Gasolina, o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano, o volante Pablo Siles, o meia Chay e os atacantes Bruno Rodrigues e Juan Christian. 

Dugout


Carreira de Lincoln


Lincoln surgiu como uma promessa das categorias de base do Flamengo. Em 2017, o atacante foi integrado ao elenco profissional do time carioca, mas não conseguiu se firmar na equipe. Ele alternou entre altos e baixos até ser vendido pelo Rubro-Negro ao Vissel Kobe por cerca de R$ 15,6 milhões, em janeiro do ano passado. 

Ainda no Flamengo, o jovem ficou marcado por um gol perdido nos minutos finais da partida decisiva contra o Liverpool, da Inglaterra, na final do Mundial de Clubes de 2021, vencida pelo clube inglês. 




Contratado com grande expectativa, Lincoln também não se destacou no time japonês. Ao todo, o atacante disputou 31 partidas e balançou as redes em quatro oportunidades. Seu último jogo foi em 1º de junho, quando o Vissel Kobe venceu o Kataller Toyama por 3 a 2, pela Copa do Imperador.

Em toda sua carreira profissional, Lincoln entrou em campo 94 vezes e marcou 12 gols, segundo o site OGol.