O Cruzeiro visitará o Guarani neste sábado (9), às 11h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no interior de São Paulo, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Líder isolado, com 38 pontos conquistados de 48 possíveis, o time celeste poderá abrir 10 de vantagem sobre o Vasco (2º colocado, com 31) e garantir o 'título' simbólico do primeiro turno.
A Raposa também vislumbra uma vitória para deixar para trás a frustração do empate por 1 a 1 com o Ituano, no Novelli Júnior, em Itu, em jogo adiado da 14ª rodada. O clube celeste teve um gol mal anulado por impedimento pelo VAR, ainda no fim do primeiro tempo. As linhas foram traçadas de maneira equivocada.
Mesmo com o 'tropeço' fora de casa, o Cruzeiro segue com amplo favoritismo na liderança da competição nacional. As chances de acesso à Série A se aproximam dos 100% antes mesmo do fim do primeiro turno. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade disso acontecer é de 98,2%.
O adversário do Cruzeiro, no entanto, vive péssima fase na Segundona. O Guarani está na vice-lanterna (19ª colocação), com 14 pontos, e tem 59,4% de chance de ser rebaixado à Série C, segundo os matemáticos.
Mesmo assim, o volante Neto Moura pregou cautela em relação ao favoritismo do Cruzeiro diante do time paulista. Para ele, o momento da equipe bugrina exige muita atenção e foco da equipe celeste.
"Nós, atletas, temos conversado bastante que vai ser um jogo dificílimo. Por mais que o Guarani esteja numa situação difícil, é um bom time. Vai ser um jogo bastante difícil e temos que encarar com a maior seriedade possível. Eles vão vir fortes, e temos que ter a concentração que o Paulo (Pezzolano) pede para conquistar mais uma vitória".
Como chega o Cruzeiro
Os desfalques celestes para a partida ficam por conta de Matheus Bidu e Luvannor. Emprestado ao Cruzeiro pelo Guarani, o lateral-esquerdo não poderá participar do jogo por questões contratuais. Já o atacante levou o terceiro cartão amarelo no empate por 1 a 1 com o Ituano, em duelo adiado da 14ª rodada, e terá de cumprir suspensão.
Rafa Silva também será ausência para este confronto. O atacante não treinou nos últimos dias e segue entregue ao departamento médico na Toca da Raposa II por causa de um incômodo no pé direito.
Por outro lado, o técnico Paulo Pezzolano contará com o retorno de Zé Ivaldo e Neto Moura ao time titular. O zagueiro volta após ser poupado contra o Galo de Itu devido a dores na parte posterior da coxa esquerda. Já o volante retorna após cumprir suspensão.
Como chega o Guarani
O Guarani, por sua vez, está repleto de desfalques e ausências para o embate deste sábado. Uma das missões do treinador Mozart Santos diante do Cruzeiro será criar uma solução para a lateral esquerda.
A equipe paulista não vai contar com Matheus Pereira, titular absoluto da posição. Emprestado pela Raposa até o fim do ano, ele está fora por conta de uma cláusula contratual - mesmo caso do atacante Bruno José.
Substituto imediato de Matheus, Eliel sofreu uma entorse no joelho direito e também não terá condições de jogo. Sendo assim, o técnico terá que improvisar um jogador no setor.
Outras baixas do Bugre são o goleiro Rafael Martins (lesão no manguito rotador do ombro esquerdo); o lateral-direito Diogo Mateus (entorse no tornozelo direito); e o atacante Júlio César (lesão na coxa direita).
Por outro lado, um retorno certo é do goleiro Maurício Kozlinski. Titular em toda a competição nacional, o atleta ficou de fora do último jogo do time paulista por suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Quem também pode voltar ao time nesta partida é o atacante Nicolas Careca. Recuperado de lesão, ele já treina com o restante do elenco e pode ser uma das opções do técnico Mozart para o banco de reservas.
GUARANI X CRUZEIRO
Guarani
Kozlinski; Lucas Ramon, João Victor, Ronaldo Alves (Ernando) e Derlan; Leandro Vilela, Silas, Eduardo Person e Giovanni Augusto; Vitinho e Lucão do Break.
Técnico: Mozart Santos.
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Rafael Santos, Willian Oliveira, Neto Moura e Geovane Jesus; Daniel Júnior, Leonardo Pais e Edu.
Técnico: Paulo Pezzolano.
Motivo: 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 9 de julho de 2022, às 11h
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa)
Transmissão: Premiere