Cruzeiro virou líder da Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Náutico por 1 a 0, no último domingo (15), nos Aflitos, em Pernambuco (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

Novo líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro voltou a ocupar essa posição após oito anos. Desde 2014, quando levantou seu quarto troféu da Série A, o time celeste não conseguia ficar à frente de todos os adversários numa competição nacional decidida por pontos corridos.




Neste período, a Raposa ocupou a vice-liderança do Brasileiro em duas oportunidades. Isso aconteceu na rodada 3 da Série A de 2017 e na rodada 9 da Série A de 2018. Apesar da 'seca' no torneio nacional, o time celeste mostrou espírito copeiro em 2017 e 2018, anos em que conquistou títulos consecutivos da Copa do Brasil.



Hoje, o Cruzeiro é líder da Segunda Divisão com 16 pontos em sete jogos disputados - são cinco vitórias, um empate e uma derrota. Sob o comando do técnico Paulo Pezzolano, o time celeste tem 76,2% de aproveitamento no torneio. 

Primeiro clube fora do G4 (grupo que garante acesso à Série A), o Novorizontino soma 12 pontos - quatro a menos do que a Raposa. O Sport é o vice-líder (14 pontos), seguido de Bahia (13) e Vasco (13, com uma vitória a menos em relação ao Tricolor). 




Embora a Série B ainda esteja na fase inicial, com apenas sete rodadas disputadas, a liderança é simbólica para o Cruzeiro. Nos dois últimos anos, quando também disputou a Segunda Divisão, o time mineiro não havia conseguido alcançar sequer a 10ª colocação na tabela.

Os resultados, mas principalmente a organização do time, podem ser um prognóstico de semanas mais positivas para os cruzeirenses, que sofreram com duras derrotas - dentro e fora de campo -, desde o rebaixamento à Série B, em 2019. 

histórico da competição nacional também aponta sinais positivos para a Raposa. Nas dez edições anteriores da Série B (entre 2012 e 2021), oito equipes que ocupavam a liderança na sétima rodada, como é o caso do Cruzeiro agora, mantiveram a boa campanha e subiram à elite do futebol nacional.