Cruzeiro fecha janela de transferências com mais de dois times de reforços
Clube ainda precisa registrar três jogadores no Boletim Informativo Diário da CBF. Mercado abrirá novamente de 18 de julho a 15 de agosto
Por Rafael Arruda
17/04/2022 17:00
- Atualizado em: 17/04/2022 21:30
Lucas Oliveira, Waguininho, Matheus Bidu, Willian Oliveira, João Paulo e Pedro Castro foram contratados pelo Cruzeiro para 2022. Rafael Santos, o segundo da esquerda para a direita, voltou ao clube após empréstimos para Inter de Limeira e Ponte Preta (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro contratou 24 jogadores na primeira janela de transferências de 2022, encerrada na última terça-feira, 12 de abril. O mercado será novamente aberto em 18 de julho e voltará a fechar em 15 de agosto.
Dos 24 reforços, três já deixaram o clube: o lateral-direito Gabriel Dias (Vasco) e os zagueiros Maicon (Santos) e Sidnei (Goiás).
Outros três estão à espera de anúncio oficial: o meia Leonardo Pais, ex-Montevideo Wanderers, do Uruguai; e os atacantes Rafael Silva, ex-Wuhan Zall, da China; e Henrique Luvannor, ex-Al-Taawon, da Arábia Saudita.
Como estavam livres no mercado, Pais, Silva e Luvannor poderão ser registrados no Boletim Informativo Diário da CBF mesmo após o fim do prazo de transferências.
O zagueiro Zé Ivaldo e o atacante Jajá, ambos ex-Athletico-PR, e o goleiro Gabriel Mesquita, ex-Guarani, tiveram os nomes publicados no BID no último dia de janela aberta.
Com relação aos destaques, o principal é Edu, autor de 11 gols em 14 jogos pelo Cruzeiro. Ele foi adquirido por R$ 600 mil ao Brusque, pelo qual terminou a Série B de 2021 como artilheiro, com 17 gols em 33 partidas.
Edu marcou 11 gols em 14 jogos pelo Cruzeiro em 2022 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O goleiro Rafael Cabral, ex-Reading, da Inglaterra, recebeu a missão de suceder Fábio. Ele disputou 15 jogos em 2022.
O volante Willian Oliveira, o meia João Paulo e o atacante Waguininho também são frequentes na escalação - todos estiveram em campo 14 vezes.
Outros dois atletas bastante utilizados pelo técnico Paulo Pezzolano são o zagueiro Oliveira (12) e o meia Fernando Canesin (11).
No Campeonato Mineiro, o time terminou como vice-campeão ao ser derrotado pelo Atlético por 3 a 1 na decisão. A campanha geral foi de nove vitórias, um empate e quatro reveses.
Na Copa do Brasil, superou Sergipe (5 a 0), na primeira fase, e Tuntum (3 a 0), na segunda fase. O duelo de ida da terceira fase, contra o Remo, será às 21h30 desta terça-feira, no estádio Baenão, em Belém-PA.
Na Série B, a Raposa estreou com tropeço diante do Bahia (2 a 0), em Salvador, e bateu o Brusque na segunda rodada (1 a 0), em Belo Horizonte. O principal objetivo do ano é terminar o campeonato no G4 e retornar à elite do Brasileirão.
Reforços do Cruzeiro em 2022
Goleiros: Rafael Cabral, Gabriel Brazão e Gabriel Mesquita
Lateral-direito: Gabriel Dias (saiu do clube)
Lateral-esquerdo: Matheus Bidu
Zagueiros: Zé Ivaldo, Wagner Leonardo, Oliveira, Mateus Silva, Maicon (saiu do clube) e Sidnei (saiu do clube)
Volantes: Willian Oliveira, Filipe Machado, Pedro Castro e Neto Moura
Meias: Fernando Canesin, João Paulo e Leonardo Pais (não anunciado)
Atacantes: Edu, Jajá, Waguininho, Rodolfo, Rafael Silva (não anunciado) e Luvannor (não anunciado)