O Cruzeiro anunciará, nos próximos dias, um pacotão de reforços para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Assim que pagar cerca de R$ 13 milhões em uma dívida pela compra de Caicedo, em 2016, e encerrar o transfer ban determinado pela Fifa, o time celeste passará a correr contra o tempo para registrar, até 13 de abril - último dia da janela -, nada menos do que sete novos jogadores para o elenco comandado por Paulo Pezzolano.
Conheça cada um dos novos atleticas do Cruzeiro nos tópicos a seguir:
Assim que pagar cerca de R$ 13 milhões em uma dívida pela compra de Caicedo, em 2016, e encerrar o transfer ban determinado pela Fifa, o time celeste passará a correr contra o tempo para registrar, até 13 de abril - último dia da janela -, nada menos do que sete novos jogadores para o elenco comandado por Paulo Pezzolano.
Conheça cada um dos novos atleticas do Cruzeiro nos tópicos a seguir:
Gabriel Mesquita, goleiro, ex-Guarani
Reserva do Guarani, Gabriel Mesquita, de 23 anos, chega ao Cruzeiro após a lesão no menisco do joelho esquerdo sofrida por Gabriel Brazão, terceiro goleiro da Raposa. Hoje, o titular Rafael Cabral tem como suplente o jovem Denivys, de 20 anos.
Mesquita perdeu espaço no Guarani após a chegada de Maurício Kozlinski, ex-Atlético-GO, que participou de 15 partidas na temporada. Ele também ficou abaixo de Rafael Martins, reserva imediato da posição.
De 2020 a 2021, Mesquita disputou 47 jogos com a camisa bugrina e sofreu 57 gols. Antes, o goleiro de 1,97m atuou no Athletico-PR, clube que o revelou para o futebol. Foram quatro apresentações na equipe principal.
Zé Ivaldo, zagueiro, ex-Athletico-PR
Aos 25 anos, Zé Ivaldo chega ao Cruzeiro emprestado pelo Athletico-PR para reforçar um setor extremamente carente no elenco do técnico Paulo Pezzolano.
Embora nunca tenha sido titular absoluto, Zé Ivaldo tem muitas partidas com a camisa do Athletico. Na temporada passada, foram 50 compromissos e três gols marcados. Neste ano, ele entrou em campo cinco vezes - quatro pelo Campeonato Paranaense e uma pela Recopa Sul-Americana.
Formado nas categorias de base do Furacão, Zé Ivaldo deixou o clube em 2019 para defender o Vitória em rápida passagem. No Leão, ele atuou por 11 jogos, todos pela Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano. Foi sua única experiência longe do Athletico-PR.
Neto Moura, volante, ex-Mirassol
Revelado pelo Sport, o volante Neto Moura, de 25 anos, está treinando na Toca da Raposa II há alguns dias. Ele pertence ao Mirassol, mas disputou as últimas três edições da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2019, foram 12 jogos pelo Vila Nova nesta competição. Em 2020, com a camisa da Ponte Preta, ele entrou em campo 28 vezes na Série B. Já no ano passado, o volante passou pelo Remo e participou de cinco compromissos pelo torneio nacional.
Nesta temporada, Neto Moura tem 13 jogos, com duas assistências. Ele já passou pelo futebol mineiro em 2017, quando defendeu o América em dez jogos, com um gol marcado.
Leonardo Pais, meia, ex-Montevideo Wanderers, do Uruguai
Pais, de 27 anos, é considerado um meio-campista que atua tanto pelo centro quanto na ponta direita. Na temporada 2022, ele marcou dois gols e deu uma assistência pelo Montevideo Wanderers.
Leonardo trabalhou com o técnico Paulo Pezzolano, do Cruzeiro, no Liverpool Montevideo, em 2019. Também passou por Juárez, do México, Torque e Defensor, ambos do Uruguai.
No Defensor, Pais foi colega de Arrascaeta e participou da vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em 2014, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Na ocasião, ele substituiu Felipe Gedoz, autor dos dois gols da partida.
Rodolfo, atacante, ex-América
Peça fundamental do América vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil em 2020, o centroavante Rodolfo, de 29 anos, virou reserva do time comandado por Marquinhos Santos.
Depois de ver a concorrência se acirrar no Coelho com as chegadas de Wellington Paulista, Henrique Almeida e Aloísio 'Boi Bandido' para a função, o atacante acabou emprestado ao Cruzeiro.
Em 2020, Rodolfo encerrou a temporada com 24 participações em gols em 52 jogos. Crucial no time comandado por Lisca, àquela altura, o atacante também se destacava pelo poder de movimentação e pelas boas participações fora da área.
Rafael Silva, atacante, ex-Wuhan Zall, da China
Revelado pelo Corinthians, Rafael Silva, hoje com 30 anos, não chegou a atuar pela equipe profissional do Parque São Jorge. Ele se transferiu para o Coritiba ainda nas categorias de base e defendeu o time principal do Coxa entre 2012 e 2013 (20 jogos e um gol).
O atacante, que atua mais centralizado, deixou o Brasil em 2013, quando se transferiu para o Lugano, da Suíça. Em duas temporadas no clube, ele jogou 29 vezes e marcou 13 gols.
Rafael chegou ao Japão em 2014. Naquele país, defendeu Albirex Niigata (62 jogos e 26 gols) e Urawa Reds (42 jogos e 21 gols). Em 2018, o centroavante foi negociado com o Wuhan Zall, seu último clube (43 jogos e 32 gols entre 2018 e 2021).
Henrique Luvannor, atacante, ex-Al Taawon, da Arábia Saudita
Desconhecido do público brasileiro, o atacante Henrique Luvannor, de 31 anos, nasceu em Campo Maior, no Piauí, e é naturalizado moldávio. Ele já atuou em algumas oportunidades pela seleção daquele país.
Sua primeira temporada no Leste Europeu foi pelo Sheriff, em 2011/12, quando marcou 8 gols em 19 jogos. Levannor, que atua pelas beiradas do campo, ainda passou por Shabab Dubai, Al Ahli e Al Wahda, todos dos Emirados Árabes Unidos. Em 2020, retornou ao Sheriff, de onde saiu em 2022 para acertar com o Al Taawon.
De acordo com o OGol, site especializado em estatísticas, Luvannor tem 95 gols em 234 partidas disputadas na carreira. Na temporada 2021/22, ele balançou a rede seis vezes. No ano passado, ele marcou quatro gols na fase classificatória da Liga dos Campeões, enquanto vestia a camisa do Sheriff.