Cruzeiro venceu Athletic na última terça-feira por 2 a 0 (Foto: Ramon Lisboa/EM D.A Press)


O Cruzeiro reencontra o Athletic às 16h30 deste sábado, no Mineirão, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. A expectativa é que o técnico Paulo Pezzolano use força máxima para confirmar a vaga na decisão, mesmo correndo o risco de perder o zagueiro Oliveira e o atacante Edu, ambos pendurados com dois cartões amarelos. O comandante garantiu que não guardaria nenhum atleta visando uma eventual final.




“Estamos sempre pensando em tudo isso, mas o jogo mais importante para nós é no fim de semana. Se não passarmos por esse jogo, não estaremos na final. Nossa final é sempre o jogo seguinte. Não vamos guardar jogador para final. Podemos perder esses jogadores, que são importantes para nós, mas temos que jogar 100% no próximo jogo para irmos à final. Vamos seguir com tudo para o próximo jogo”.

Embora o compromisso seja no Mineirão, o mando é do Athletic, que se classificou em segundo na primeira fase, com 25 pontos, três a mais que o Cruzeiro, terceiro colocado. O time de São João del-Rei terá direito a 2.899 ingressos, enquanto os cruzeirenses serão maioria nas cadeiras - em torno de 17 mil. O lateral-esquerdo Rafael Santos falou sobre o peso de atuar em um estádio onde a equipe já está acostumada.

“Jogar as duas partidas no Mineirão é importante. Às vezes jogamos em campos que não nos favorecem para fazer aquilo que treinamos. Temos que mudar o estilo de jogo por causa do campo. Então estar no Mineirão foi bom para implantarmos o que estamos trabalhando e fazermos bem o que o professor está passando”.




Por ter ganhado na terça-feira pelo placar de 2 a 0 - gols de Eduardo Brock e Edu -, o Cruzeiro pode ser derrotado por um tento de diferença neste sábado. Já o Athletic necessita de um triunfo por dois ou mais gols de vantagem, a exemplo do que ocorreu diante do Pouso Alegre, na terceira rodada (4 a 1), e da URT, na nona rodada (4 a 0).
O jogo Athletic x Cruzeiro terá duelo à parte entre dois postulantes à artilharia do estadual. Edu, camisa 99 celeste, balançou a rede seis vezes em nove jogos, ao passo que Rafhael Lucas tem seis gols em 10 partidas pelo clube de São João del-Rei. O líder é Hulk, do Atlético, com oito tentos.

Quem avançar neste sábado enfrentará Atlético ou Caldense na final do Mineiro. A partida de ida terminou com vitória alvinegra por 2 a 0, na última quarta-feira, no Mineirão. As equipes voltam a se enfrentar neste domingo, às 18h, no mesmo estádio. A decisão será em 3 de abril e terá torcida dividida meio a meio, além de disputa por pênaltis em caso de igualdade no tempo normal.




ATHLETIC X CRUZEIRO


ATHLETIC
Pedro Rocha; Wallison, Danilo, Sidimar e Vinícius Silva; Diego Fumaça, Wallisson Luiz e Antônio Falcão; Douglas Santos, Alason Carioca e Rafhael Lucas
Técnico: Roger Silva

CRUZEIRO
Rafael Cabral; Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e João Paulo; Vitor Roque, Waguininho e Edu
Técnico: Paulo Pezzolano

Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte

Data: sábado, 26 de março de 2022

Horário: 16h30

Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Frederico Soares Vilarinho

Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira