Cruzeiro de Paulo Pezzolano já marcou 25 gols na temporada 2022 (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Com os gols marcados na goleada por 5 a 1 sobre o Pouso Alegre, nesse domingo, no Mineirão, o Cruzeiro alcançou seu melhor início de temporada, em termos ofensivos, em cinco anos. 




Até aqui, o time comandado pelo técnico Paulo Pezzolano já balançou a rede 25 vezes em 11 jogos disputados - dez pelo Mineiro e um pela Copa do Brasil. O uruguaio não esconde seu objetivo de ter um time sempre protagonista em campo. 

Em 2018, quando ganhou sua última Copa do Brasil, o Cruzeiro de Mano Menezes, que tinha no elenco Arrascaeta, Thiago Neves, Fred e companhia, registrou os mesmos 25 gols em 14 partidas - uma delas pela Copa Libertadores. 

Dazn

No ano seguinte, que marcou o rebaixamento da Raposa à Série B, mas que começou cercado de expectativas pelo time bicampeão da Copa do Brasil, o clube precisou de 13 jogos para marcar 25 vezes; em 2020, quando disputou pela primeira vez a Segunda Divisão, foram necessários 17 duelos para chegar aos 25 tentos. 




Em 2021, quando amargou eliminação precoce na Copa do Brasil e um vexatório 14º lugar na Série B, o Cruzeiro só foi alcançar 25 gols em seu 23º compromisso na temporada - ou seja, precisou de mais do que o dobro de jogos em relação a 2022.

Além do volume de gols, chama atenção no Cruzeiro a diversificação dos jogadores que já balançaram a rede. Até aqui, marcaram pela Raposa os atacantes Edu (6), Vitor Roque (4), Waguininho (1) e Bruno José (1); os meio-campistas João Paulo (3), Giovanni (2), Daniel Jr (2) e Filipe Machado (1), além dos laterais Matheus Bidu (1) e Rafael Santos (1). O atacante Thiago, que deixou o clube rumo ao Ludogorets, da Bulgária, fez três gols. 

Após a goleada sobre o Pouso Alegre, o Cruzeiro igualou o Atlético, líder da competição, em número de gols marcados no Estadual. Os rivais mineiros têm 20 cada um. Na tabela, a Raposa é vice-líder, com 22 pontos - três a menos do que o Galo.