Reserva no time de Paulo Pezzolano, Adriano foi titular na vitória do Cruzeiro sobre o Atlético em 2021 (Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)


O Cruzeiro tem cinco remanescentes do último clássico contra o Atlético, do qual saiu vitorioso por 1 a 0, no dia 11 de abril de 2021, pela nona rodada do Campeonato Mineiro.




Os zagueiros Weverton e Eduardo Brock, o lateral-direito/meio-campista Rômulo, o volante Adriano, e o atacante Bruno José são os atletas do elenco de 2022 que atuaram na partida há dez meses.

Dessa lista, Rômulo e Eduardo Brock vêm jogando com frequência, enquanto Adriano e Bruno José são opções no banco. Weverton, de 19 anos, alterna entre o elenco principal e o sub-20.



Reserva de Rômulo, Geovane, de 20 anos, esteve entre os convocados em 2021, mas não foi mandado a campo pelo então treinador Felipe Conceição.




Com relação aos atletas que saíram da Toca, o atacante Airton, autor do gol aos 16 minutos do segundo tempo, transferiu-se para o Atlético-GO em fevereiro de 2022. No segundo semestre de 2021, ele jogou no Ceará.

Ídolo da torcida cruzeirense, o goleiro Fábio acertou com o Fluminense após a Sociedade Anônima do Futebol, liderada pelo ex-jogador Ronaldo, optar por não renovar seu contrato para 2022. Por sua vez, atacante Rafael Sobis se aposentou na reta final da Série B.

Também deixaram o clube Raúl Cáceres, lateral-direito (América); Matheus Pereira, lateral-esquerdo (Guarani); Ramon, zagueiro (Atlético-GO); Jadson (Juventude) e Matheus Barbosa (Atlético-GO, depois Vasco), volantes; Marcinho, meia (Novorizontino); e William Pottker, atacante (Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos).




Por fim, o volante Matheus Neris ainda tem contrato com a associação civil do Cruzeiro, mas está fora dos planos da comissão técnica do uruguaio Paulo Pezzolano e, portanto, não será integrado à SAF.



Os maus resultados em 2021 - especialmente na Série B, na qual terminou em 14º, com 48 pontos - motivaram a Raposa a promover profundas reformulações no futebol, que tem Ronaldo Fenômeno como investidor (será dono de 90% das ações da SAF).

Sete reforços se firmaram como titulares em 2022: o goleiro Rafael Cabral (ex-Reading-ING), o zagueiro Oliveira (ex-Atlético-GO), os volantes Willian Oliveira (ex-Ceará) e Filipe Machado (ex-Grêmio), o meia João Paulo (ex-Atlético-GO) e os atacantes Waguininho (ex-Coritiba) e Edu (ex-Brusque).




Dos nomes restantes (além de Rômulo e Brock), o lateral-esquerdo Rafael Santos pertence ao Cruzeiro desde 2018, porém esteve durante um ano e meio emprestado para Chapecoense, Inter de Limeira e Ponte Preta. Já o meia Giovanni, contratado ao Coritiba em 2020, retornou à Toca na Série B de 2021 após passagem pelo Avaí no estadual.

A escalação celeste que superou o Atlético em 2021 teve Fábio; Cáceres, Weverton (Eduardo Brock), Ramon e Matheus Pereira; Adriano (Matheus Neris), Matheus Barbosa (Jadson) e Marcinho (Rômulo); Bruno José (William Pottker), Airton e Rafael Sobis.

O provável Cruzeiro no clássico de 2022 contará com Rafael Cabral; Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Filipe Machado e João Paulo; Giovanni (Vitor Roque), Waguininho e Edu. O duelo pela nona rodada do Mineiro está marcado para domingo, 6 de março, às 18h, no Mineirão.

Vice-líder do estadual, com 16 pontos, o Atlético pode assumir a ponta neste sábado, em jogo atrasado da oitava rodada, contra o Pouso Alegre, fora de casa. Por sua vez, o Cruzeiro ‘seca’ o rival para seguir em primeiro, com 19 pontos.