Kaio Wilker marcou dois gols em sete jogos pelo Sergipe (Foto: Reprodução/Instagram/k10wilker)


O Sergipe tentará surpreender o Cruzeiro no jogo único da primeira fase da Copa do Brasil, às 21h30 desta quarta-feira, no estádio Batistão, em Aracaju. Um dos integrantes do elenco é o meia Kaio Wilker, de 28 anos, que jogou nas categorias de base da Raposa de 2007 a 2010 e se transferiu para o América ainda com idade júnior, em 2011.




Atleta promissor de sua geração no Coelho, Kaio se sagrou campeão brasileiro Sub-20 em 2011 sob o comando do técnico Milagres. Do time que venceu o Fluminense por 2 a 1, na decisão, o goleiro Matheus Magalhães foi quem alcançou maior projeção na carreira, com 66 partidas pelo América e 234 no Braga, de Portugal, onde joga desde julho de 2014.

Kaio também viveu bons momentos no Lanna Drumond, com destaque para a temporada 2012, na qual marcou quatro gols em 16 partidas. No entanto, ao mesmo tempo em que surgia como revelação, conviveu com lesões que dificultaram uma sequência de jogos e aos poucos perdeu espaço.

Após sair do América, Kaio virou um andarilho da bola. Ele rodou por Madureira-RJ, Democrata de Governador Valadares, Tupi, Rio Branco-SP, Mogi Mirim-SP, Ypiranga-RS, Remo, Aparecidense-GO, Goiânia (três passagens), URT, Ferroviário-CE, Rio Branco-PR e Botafogo-PB.




Segundo o site OGol, o meio-campista de 1,86m tem 176 jogos como profissional e 23 gols. Anunciado pelo Sergipe em 9 de dezembro de 2021, Kaio iniciou 2022 com bons números individuais: em sete partidas, marcou dois gols – um na goleada por 6 a 0 em cima do Boca Júnior e outro no empate por 1 a 1 com o Confiança, ambos no estadual.

Daniel Neri, técnico do Sergipe, tentará surpreender Cruzeiro (Foto: Antônio Soares/CSS)



Coletivamente, o Sergipe não vai bem. São nove confrontos no ano, com duas vitórias, três empates e quatro derrotas. O revés por 1 a o para o Floresta-CE, em 17 de fevereiro, pela Copa do Nordeste, motivou a diretoria a demitir o técnico Elias Borges e apostar no português Daniel Neri como substituto.

Aos 42 anos, Daniel Neri trabalha no Brasil desde 2013, quando chegou ao sub-17 do Porto-PE. Posteriormente, treinou o juvenil e o júnior do Sport. No profissional, destacou-se ao conquistar o Campeonato Pernambucano de 2020 pelo Salgueiro, que bateu o Santa Cruz na decisão.




Outros clubes de Neri no Brasil foram o Sampaio Corrêa, do Maranhão, e o América de Natal. Em Portugal, o treinador esteve no Progresso, da divisão distrital da Associação de Futebol do Porto, e no Dragon Force, projeto de formação de atletas ligado ao FC Porto.

Daniel Neri deve escalar o Gipão para enfrentar o Cruzeiro com João Gabriel; Márcio Lima, Lazarini, Wendel Iomar e Gilmar; Mateus Silva, Aragão, Kaio Wilker (Elivelton) e Doda; Kaio Felipe e Hiago.

Apesar do protagonismo recente do Confiança, que participou da Série B em 2020 e 2021, o Sergipe detém a hegemonia no estado, com 36 títulos, 14 a mais que o rival.

O duelo na Copa do Brasil contra o Cruzeiro renderá R$ 620 mil aos cofres do clube, que precisa ganhar para se classificar à segunda fase.