A lateral esquerda foi o único setor que o Cruzeiro ainda não buscou reforços para o elenco de 2022. O técnico uruguaio Paulo Pezzolano aposta em soluções caseiras que alcançaram experiência na carreira apesar da pouca idade: Matheus Pereira, de 21 anos, e Rafael Santos, de 23.
Promovido ao profissional da Raposa na Série B de 2020, Pereira conquistou espaço com vários treinadores que dirigiram o clube, casos de Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo. O jovem disputou 61 partidas vestindo a camisa celeste, com um gol marcado e três assistências.
Desde a estreia pelo Cruzeiro, na derrota por 2 a 1 para o América, em 29 de agosto de 2020, pela Série B, Matheus Pereira se mostrou corajoso no ataque e aguerrido na marcação. Mesmo vivendo uma oscilação natural de começo de carreira, não sentiu o “peso” da ascensão ao time principal.
Contratações confirmadas do Cruzeiro para 2022
Já Rafael Santos foi tímido em seu início do Cruzeiro, de 2018 a 2020, e por isso acabou emprestado três vezes para desenvolver o potencial de bom apoiador. Em 2020, sagrou-se campeão da Série B pela Chapecoense. No ano seguinte, jogou na Inter de Limeira e na Ponte Preta.
Tecnicamente, Rafael Santos viveu a melhor fase em 2021, quando calibrou o pé esquerdo em chutes de fora da área e cobranças de falta no Campeonato Paulista e na Série B do Brasileiro. Ele marcou quatro gols em 36 partidas.
Na passagem pela Ponte, Rafael anotou três gols e deu quatro assistências em 26 jogos na Série B. Dois tentos foram batendo falta: um na vitória por 3 a 2 sobre o Sampaio Corrêa, no Moisés Lucarelli, pela 22ª rodada, e outro no empate por 1 a 1 com o Vila Nova-GO, pela 28ª rodada.
O entendimento do Cruzeiro é que o desempenho de Pereira e Santos compensou uma possível busca para a lateral esquerda. Nas demais posições, o clube correu atrás de reforços, com destaque para o goleiro Rafael Cabral, ex-Reading, da Inglaterra, que substituirá o ídolo Fábio.
A Raposa também está perto de um acerto com o lateral-direito Gabriel Dias, ex-Ceará, além de já ter anunciado os zagueiros Maicon, Sidnei e Mateus Silva; os volantes Filipe Machado, Pedro Castro e Willian Oliveira; o meia João Paulo; e os atacantes Waguininho e Edu.
Todas as “caras novas” serão registradas no Boletim Informativo Diário da CBF caso o clube encerre o transfer ban na Fifa. Há uma dívida de R$ 23 milhões com Defensor, do Uruguai, e Mazatlán, do México, pelas contratações de Arrascaeta e Riascos, em 2015.
Quem tenta resolver o problema é o ex-jogador Ronaldo, com acordo para se tornar acionista majoritário da Sociedade Anônima do Futebol. A estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro será contra a URT, às 17h de quarta-feira, 26 de janeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Saiba mais
- Cruzeiro aguarda Rafael Cabral em BH; contrato será de três temporadas
- Reforço do Cruzeiro, Machado conta como supriu período sem jogar no Grêmio
- Cruzeiro sofre com juros em dívida de R$ 23 milhões a ser paga em janeiro
- Cruzeiro: João Paulo diz como pretende se encaixar na tática de Pezzolano
- Reforço e jovens: opções no ataque do Cruzeiro para a estreia no Mineiro
- Candidato a artilheiro no Cruzeiro, Edu relembra experiência na várzea
- Contratações confirmadas do Cruzeiro para 2022