O Cruzeiro anunciou, nesta segunda-feira, a contratação do técnico Paulo Pezzolano, de 38 anos. Ex-atleta, o comandante uruguaio esteve por último no Pachuca, do México, e foi o escolhido para a vaga deixada por Vanderlei Luxemburgo no último dia 28.
De acordo com a nota divulgada pela Raposa, Pezzolano assinou contrato por uma temporada. Ao lado dele, chegam à Toca da Raposa II o auxiliar-técnico Martín Varini, o preparador físico Gonzalo Álvarez e o analista de desempenho Matias Filippini. Uma entrevista coletiva será marcada para os próximos dias.
De acordo com a nota divulgada pela Raposa, Pezzolano assinou contrato por uma temporada. Ao lado dele, chegam à Toca da Raposa II o auxiliar-técnico Martín Varini, o preparador físico Gonzalo Álvarez e o analista de desempenho Matias Filippini. Uma entrevista coletiva será marcada para os próximos dias.
A escolha do nome foi feita pela equipe de Ronaldo, capitaneada pelo também ex-jogador Paulo André, com quem Pezzolano atuou no Athletico-PR entre 2005 e 2006. Vale lembrar que o Fenômeno comprou 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e já tem controle sobre o futebol celeste.
De acordo com Transfermarkt, Pezzolano comandou o Pachuca em 72 jogos, com 24 vitórias, 23 empates e 25 derrotas (aproveitamento de 44% dos pontos disputados). O uruguaio esteve no comando da equipe mexicana em três temporadas não completas.
Antes do Pachuca, Pezzolano liderou o Liverpool-URU por dois anos, com 75 partidas (31 triunfos, 23 empates e 21 derrotas). Ele começou a carreira no Torque, também do Uruguai - 28 jogos, 16 vitórias, 8 empates e 4 derrotas.
Como jogador de futebol, Pezzolano atuou na função de meio-campista no Mallorca, da Espanha; no Hangzhou Greentown, da China; no Necaxa, do México; no Athletico-PR; e em clubes uruguaios, como Rentistas, Defensor Sporting, Peñarol, Liverpool de Montevidéu e Torque.
Pezzolano tem exatamente o estilo de jogo que agrada a Ronaldo. Em novembro de 2021, durante participação no podcast The Pitch Invaders, do Footure, o novo técnico do Cruzeiro explicou o que acredita sobre conceitos de futebol.
"Todo time ataca e defende. Temos diferentes perspectivas do jogo. Eu gosto de defender com a bola, eu gosto de sempre ter a bola, ser muito ofensivo, propor muito o jogo. Eu acho que os jogadores vão crescer muito mais assim. O time vai vender mais jogadores, o jogador gosta muito mais de jogar assim, a torcida gosta muito mais, a direção gosta muito mais de um time protagonista", explicou o treinador uruguaio.
Pezzolano é o 10º treinador do Cruzeiro em pouco menos de dois anos e meio. Desde a saída de Mano Menezes, em agosto de 2019, já comandaram a Raposa os técnicos Rogério Ceni, Abel Braga, Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Luiz Felipe Scolari, Felipe Conceição, Mozart e, por último, Vanderlei Luxemburgo.
Veja todos os reforços dos clubes da Série B para 2022
Saiba mais
- Paulo Pezzolano desembarca em BH antes de anúncio oficial do Cruzeiro
- Cruzeiro contrata Pedro Martins para o cargo de executivo de futebol
- Waguininho, ex-Coritiba, chega a BH para finalizar negociação com Cruzeiro
- Equipe de Ronaldo chega à Toca II e inicia trabalho presencial no Cruzeiro
- Edu, do Cruzeiro, testa negativo para COVID-19 e embarca para BH
- Veja todos os reforços dos clubes da Série B para 2022